quinta-feira, 20 janeiro 2022
InícioObrasBRK retoma obras em trecho da Rua dos Caçadores com presença de...

BRK retoma obras em trecho da Rua dos Caçadores com presença de rochas

Os trabalhos de instalação da tubulação foram suspensos em março de 2020, no início da pandemia.

Na próxima semana, a BRK Ambiental irá retomar os trabalhos para instalação de tubulações debaixo da ciclovia na Rua dos Caçadores, no bairro Velha, em Blumenau. A obra foi interrompida em março de 2020, em decorrência das restrições por conta da pandemia da Covid-19.

A concessionária responsável pela prestação dos serviços de esgotamento sanitário na cidade. Trata-se de um trecho onde há grande presença de rochas no subsolo e por isso foi aplicada a técnica de detonação a quente.

No entanto, após a realização de novos estudos, a BRK encontrou uma alternativa construtiva mais adequada chamada de Método Não Destrutivo (MND). Segundo a empresa, essa técnica minimiza os impactos na via e transtornos ao trânsito durante a obra.

O trabalho inicia na segunda-feira (13/12/21) e segue até o dia 20 de dezembro, das 8h às 18h, no trecho entre os números 945 e 775. “Nessa época já é possível aproveitar parte da redução do fluxo de veículos em função das férias escolares. Além disso, ainda durante o período das obras, a concessionária indicará por meio de avisos a melhor opção de acesso aos comércios locais”, informa Francisco Wessner, gerente de operação da BRK em Blumenau. “Em seguida, suspenderemos os serviços para não ter impactos aos comércios na última semana antes do Natal e evitar transtornos com as famílias no final de ano, retornando as atividades em 4 de janeiro”, complementa.

É importante que pedestres, ciclistas e motoristas fiquem atentos à sinalização e à orientação dos colaboradores. Vale lembrar que a execução do serviço depende das condições meteorológicas.

Método Não Destrutivo (MND)

Como essa é uma região com rocha, a implantação da tubulação será pelo Método Não Destrutivo, pois a tubulação é implantada por meio de furos direcionais. Desta forma, não há necessidade de detonação de rocha com evacuação das pessoas dos imóveis.

A tecnologia é utilizada em áreas específicas e pontuais para superar dificuldades técnicas, já que com ela é possível minimizar ao máximo o impacto na via pública, no dia a dia das pessoas e dos comerciantes da região. A técnica também foi utilizada em 2021 na Rua Amazonas (Bairro Garcia) e na Rua São Valentim (Itoupava Norte).

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS