sexta-feira, 21 janeiro 2022
InícioEventosBrassagem resgatará receita de cerveja datada de 1860, produzida pela primeira cervejaria...

Brassagem resgatará receita de cerveja datada de 1860, produzida pela primeira cervejaria de Blumenau

 

Uma das marcas produzidas pela Cervejaria Hosang | Foto: Arquivo Histórico de Blumenau

 

A Cervejaria Hosang foi a primeira de Blumenau, que é a atual Capital Nacional da Cerveja. Neste sábado (27/10/18), os descendentes de Heinrich Hosang farão uma brassagem de uma das primeiras receitas da bebida produzidas no município. A fábrica ficava atrás da residência localizada na Rua São Paulo, no bairro Itoupava Seca (Altona na época).

 

Foto: Eraldo Schneider

 

A fórmula foi retirada de um pequeno livro de receitas escrito pelo próprio Heinrich, que está em posse de seus descendentes, Jorge Irineu Hosang, Claudio Schroeder e Samanta Zimmermann. Jorge e Claudio produzirão a bebida no dia e oferecerão gratuitamente os mais de 50 litros já em estoque. A fábrica fechou em 1923 com a morte do filho Francisco, o último familiar no comando da empresa.

O evento que resgata e homenageia essa história, será realizado entre às 10h30min e 15h30min na frente do Museu da Cerveja, na praça Hercílio Luz, na frente da Fundação Cultural de Blumenau. A iniciativa tem o  apoio da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Ablutec.

“Com essa brassagem queremos preservar a cultura cervejeira e celebrar nosso ancestral e seu projeto pioneiro de montar uma das primeiras cervejarias industriais do Brasil. É uma celebração que queremos promover junto com a comunidade blumenauense, que foi a cidade que o acolheu e possibilitou a viabilidade de seu sonho”, comenta Jorge.

“Desde o fim de 2017, quando ficamos sabendo da existência desse livro de receitas, aguardamos e incentivamos esta brassagem”, diz Ricardo Stodieck, presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo e Lazer. Stodieck explica que eventos dessa natureza são muito importantes não apenas para a comunidade cervejeira da região e para a Capital Brasileira da Cerveja, mas também para integrar o Museu da Cerveja a essa comunidade e para promover aproximação entre toda a população blumenauense e a cultura cervejeira.

No sábado, além da degustação da cerveja feita pelos descendentes da Hosang, a Ablutec e o Museu da Cerveja farão a distribuição de tampinhas personalizadas para colecionadores e kits com 100 tampinhas para cervejeiros caseiros fecharem seus envazes.

Com informações de Ana Matesco, do Parque Vila Germânica

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS