Brassagem resgatará receita de cerveja datada de 1860, produzida pela primeira cervejaria de Blumenau

 

Uma das marcas produzidas pela Cervejaria Hosang | Foto: Arquivo Histórico de Blumenau

 

A Cervejaria Hosang foi a primeira de Blumenau, que é a atual Capital Nacional da Cerveja. Neste sábado (27/10/18), os descendentes de Heinrich Hosang farão uma brassagem de uma das primeiras receitas da bebida produzidas no município. A fábrica ficava atrás da residência localizada na Rua São Paulo, no bairro Itoupava Seca (Altona na época).

 

Foto: Eraldo Schneider

 

A fórmula foi retirada de um pequeno livro de receitas escrito pelo próprio Heinrich, que está em posse de seus descendentes, Jorge Irineu Hosang, Claudio Schroeder e Samanta Zimmermann. Jorge e Claudio produzirão a bebida no dia e oferecerão gratuitamente os mais de 50 litros já em estoque. A fábrica fechou em 1923 com a morte do filho Francisco, o último familiar no comando da empresa.

O evento que resgata e homenageia essa história, será realizado entre às 10h30min e 15h30min na frente do Museu da Cerveja, na praça Hercílio Luz, na frente da Fundação Cultural de Blumenau. A iniciativa tem o  apoio da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Ablutec.

“Com essa brassagem queremos preservar a cultura cervejeira e celebrar nosso ancestral e seu projeto pioneiro de montar uma das primeiras cervejarias industriais do Brasil. É uma celebração que queremos promover junto com a comunidade blumenauense, que foi a cidade que o acolheu e possibilitou a viabilidade de seu sonho”, comenta Jorge.

“Desde o fim de 2017, quando ficamos sabendo da existência desse livro de receitas, aguardamos e incentivamos esta brassagem”, diz Ricardo Stodieck, presidente do Parque Vila Germânica e secretário de Turismo e Lazer. Stodieck explica que eventos dessa natureza são muito importantes não apenas para a comunidade cervejeira da região e para a Capital Brasileira da Cerveja, mas também para integrar o Museu da Cerveja a essa comunidade e para promover aproximação entre toda a população blumenauense e a cultura cervejeira.

No sábado, além da degustação da cerveja feita pelos descendentes da Hosang, a Ablutec e o Museu da Cerveja farão a distribuição de tampinhas personalizadas para colecionadores e kits com 100 tampinhas para cervejeiros caseiros fecharem seus envazes.

Com informações de Ana Matesco, do Parque Vila Germânica