terça-feira, 30 novembro 2021
InícioGeralBrasileiros vencem no programa russo de TV “Bolshoi Ballet”, um deles catarinense

Brasileiros vencem no programa russo de TV “Bolshoi Ballet”, um deles catarinense

 

Fotos: divulgação

No sábado (22/12/18), aconteceu a grande final da 3ª edição do programa “Bolshoi Ballet”, transmitido pelo canal da TV Cultura e também pelo YouTube da emissora russa. Os primeiros brasileiros a participar desta competição, o catarinense Wagner Carvalho e a goiana Amanda Gomes, já fizeram história e venceram na categoria dueto, sendo considerados o melhor casal da competição.

Durante sete episódios, os bailarinos formados pela Escola Bolshoi Brasil mostraram talento e técnica dignos de profissionais altamente qualificados, tanto quanto os competidores russos e americanos, que trazem na bagagem toda tradição histórica do ballet. Pavel Kazarian, diretor da Escola Bolshoi, não disfarça seu orgulho e alegria pelo resultado:

“Nós, da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, vimos a Amanda e Wagner ainda pequenos, acompanhamos a evolução e o crescimento deles. Eles sempre foram talentosos e trabalham muito, mas muito mesmo, para conquistar este resultado. Este é nosso objetivo, formar não apenas bailarinos tecnicamente preparados para o mercado, mas também profissionais que batalhem e estejam sempre buscando crescimento e novos desafios”, conclui Pavel.

 

 

No programa, eles estavam representando a companhia de dança do Ballet de Kazan, onde atuam, e foram ensaiados pelo também primeiro bailarino de Kazan, Mikhail Timaev, namorado da bailarina brasileira.  Amanda Gomes, primeira bailarina da Ópera e Ballet de Kazan, já é conhecida por colecionar medalhas por suas performances perfeitas nos maiores concursos de dança do mundo, além de ter sido indicada, também em 2018, ao Benois de La Danse, o “Oscar da Dança”.

Ela está muito feliz com o resultado, “foi um acontecimento maravilhoso e muito abençoado por Deus, principalmente por trazermos mais um título inédito para o Brasil e também para a Ópera de Kazan” completa Amanda. O bailarino Wagner Carvalho é solista na mesma companhia, desde 2016, e vem ganhando espaço em solo russo, onde já dançou os principais personagens de grandes balés de repertório, como “O Quebra-Nozes” e “Romeu e Julieta”.

Wagner Carvalho, de 23 anos, entrou na Escola Bolshoi de Joinville em 2008, depois de participar, sem grandes expectativas, de uma seletiva feita na Escola em que estudava. Mas logo no inicio percebeu seu amor pela arte da dança, e dedicou oito anos para se tornar profissional. Formou-se em 2014 e foi contratado pela Cia Jovem Bolshoi Brasil. Ainda na Escola Bolshoi, dançou papéis de destaque nas principais obras da instituição. Em 2015, foi premiado no 14º Russian Open Ballet Competition, em Perm, na Rússia, quando dançou ao lado de Thais Diógenes, também bailarina da Cia. Jovem na época.

Foi lá que Vladimir Yakovlev, diretor artístico do Ballet e Ópera de Kazan, se encantou com os bailarinos e fez o convite para ingressarem na companhia onde Amanda já brilhava. Wagner se mudou em 2016 para Kazan, junto com Thais Diógenes e com a namorada dele e também bailarina, Carolina Zaborne. Atualmente, ele é um dos solistas do Balé da Ópera de Kazan, e já dançou papéis de destaque como “Romeu e Julieta”, “O Quebra-Nozes”, “La Fillé Mal Gardeé”, “A Bela Adormecida”.

As informações foram divulgadas pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS