segunda-feira, 6 dezembro 2021
InícioGeralBombeiros Voluntários de SC chegam em Brumadinho (MG) às 15h deste domingo...

Bombeiros Voluntários de SC chegam em Brumadinho (MG) às 15h deste domingo (27/01)

 

Na tarde deste domingo (27/01/19), mais precisamente às 15h, chegaram em Brumadinho (MG), as equipes dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina, que ficam à disposição para ajudar no resgate às vítimas. São 28 bombeiros, duas caminhonetes 4×4, uma ambulância 4×4, três veículos operacionais, um quadriciculo e uma carretinha de resgate.

Com o rompimento da barreira, ainda há 287 pessoas desaparecidas, entre funcionários da Vale e moradores da região atingida. As equipes catarinenses já atuaram em desastres naturais como de Ilhota (SC) em 2008, no terremoto do Haiti e no deslizamento em Teresópolis (RJ).

Além de toda essa experiência, eles levaram uma estrutura que permite autonomia de oito dias sem necessitar de apoio local. Isso inclui barraca, comida, água e estrutura de acampamento.

 

 

Em contado com os responsáveis pelo gerenciamento das operações em Brumadinho (MG), o coordenador da força tarefa “Unidade Arcanjo”, Evandro Vinotti, foi informado que o trabalho de terra está muito limitado por causa do risco do rompimento de uma outra barragem. As operações estão sendo feitas apenas com auxílio de aeronaves e por isso os bombeiros voluntários de SC receberam a orientação para aguardar.

A empresa responsável pela redução do volume da água na barragem com risco de rompimento, informou que tem limitação de escoamento. Isso porque que o percurso da água passa por onde ainda há pessoas desaparecidas e operações aéreas de resgate.

Além disso, a qualquer momento está prevista a chegada de uma força tarefa de Israel, que possui estrutura para agilizar o processo de esvaziamento da barragem em risco, no prazo de até 48h. Com as operações de resgate da força tarefa suspensas temporariamente, os integrantes se deslocaram à um alojamento oferecido por uma moradora, onde aguardam instruções.

Vinotti destaca que mesmo com pedido de apoio, deslocamento e decreto do Governo do Estado autorizando a atuação de bombeiros voluntários no resgate, eles cumprirão a determinação do posto de comando. Nenhum integrante atuará em condição instável.

As informações foram passadas pela coordenação da força tarefa dos Bombeiros Voluntários de Santa Catarina em Minas Gerais.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS