quarta-feira, 27 janeiro 2021
Início Geral Bombeiros recomendam cuidados com fogos de artifício nas festas de fim de...

Bombeiros recomendam cuidados com fogos de artifício nas festas de fim de ano

00:04

fogos-artificio

Soltar fogos de artifícios já é tradição no Brasil, principalmente no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo. Com isso, aumenta o número de pessoas queimadas por manipularem inadequadamente os fogos. Os riscos não são apenas de queimaduras. Podem ocorrer laceração e mutilação dos dedos, mãos e rosto. Conforme o Corpo de Bombeiros, nos locais de grande movimentação, os cuidados com os fogos de artifício devem ser redobrados.

O chefe da Divisão de Perícia de Incêndios, tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Vanderlei Vanderlino Vidal, citou um exemplo dos perigos dos fogos. “Se ainda assim, com todas as orientações, as pessoas não se convencerem dos perigos, seguem alguns comparativos com elementos conhecidos: a água ferve a 100°C; bolos cozinham a 180°C; a madeira inicia sua queima a 300°C; o alumínio funde (derrete) a 600°C e a ponta de uma estrelinha, um dos tipos populares de fogos de artifício, pode atingir até 650°C, suficiente para causar queimaduras de 3° grau”.

Dicas para evitar acidentes:

  • Deixe os fogos de artifício para os profissionais. Não use fogos para consumidores, você não está preparado pra isso.
  • A maneira mais segura de aproveitar os fogos é assistir a uma queima pública, conduzida por profissionais treinados.
  • Pessoas leigas e, principalmente, as crianças nunca devem tocar ou recolher, depois de qualquer apresentação os fogos que restarem. Estes ainda podem estar ativos.

Alerta:

  • Todos os anos, especialmente agora neste período de festas, centenas de pessoas, na maioria crianças e adolescentes, são feridas ao usarem fogos de artifício.
  • O risco de ferimentos é o dobro para as crianças de 10 a 14 anos, se comparado com o resto da população.
Fonte: SECOM/SC
Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
 
 
 
 
 

MAIS LIDAS