A equipe da Força-Tarefa 03, do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, de Blumenau, trabalhou na tarde desta quarta-feira (18/01/23) nas buscas por uma criança de 1 ano e meio soterrada na região do Morro do Pico, no bairro Pico, em Rodeio (SC). No local, atuaram oito bombeiros militares, um binômio (bombeiro + cão) e quatro bombeiros voluntários.
As buscas terminaram no final da tarde e recomeçaram na manhã desta quinta (19). Serão utilizadas técnicas diferenciadas como o desmanche hidráulico. Alguns fatores aumentam o grau de dificuldade, como a extensão da área, a profundidade do soterramento, o tamanho da vítima (bebê) e o fato do incidente ser recente. O tempo permanece instável, o que dificulta que solo seque.
A partir de hoje, os militares também contarão com dois binômios da corporação. Um é o sargento Romão (Blumenau) que já estava trabalhando no local, e agora, vem o Cabo De Souza (Brusque). Ambos possuem vasta experiência em deslizamentos com atuação em Brumadinho (MG), Petrópolis (RJ), Presidente Getúlio (SC), Recife (PE) e outras ocorrências locais.
Das cinco pessoas desaparecidas, somente duas não foram encontradas ainda. Na localidade do Morro do Pico, a casa onde morava uma família foi arrastada por um deslizamento de terra por cerca de 700 metros. Foram encontrados os corpos de um homem de 30 anos e de uma menina de 4. Ainda há um bebê de um ano e meio que continua desaparecido.
A terceira vítima fatal foi um homem de 41 anos, encontrado em um ribeirão na localidade do Rio Nova Brasília, próximo à BR-470. Ele foi levado pela força da água enquanto os bombeiros voluntários resgatavam quatro pessoas que conseguiram se segurar em uma árvore. Mas a correnteza venceu.
Há um homem de 50 anos que está desaparecido no bairro Diamante. Segundo as informações apuradas pelas equipes, ele supostamente teria sido arrastado pela força da água.
O município tenta restabelecer a normalidade com limpeza das vias públicas e instalações físicas. Os bombeiros ajudarão nessa tarefa com as viaturas do modelo Auto Tanque. A prefeitura de Blumenau enviou dois caminhões-tanque e uma retroescavadeira.