Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Bombeiros Militares alertam quantos aos cuidados com o uso do álcool 70% em casa

 

 

 

Foto: divulgação

 

A versão líquida do álcool 70% estava proibida desde 2002 para a venda e foi liberada por 90 dias, para a esterilização dos ambientes por causa da pandemia de Covid-19. O uso dessa versão em gel é liberada para a venda normalmente, porque em caso de contato com fogo, não ocorre uma explosão, como seria na líquida. Mas o álcool nesse caso, demora mais para evaporar.

Por isso os bombeiros orientam a ter muito cuidado, principalmente em ambientes fechados. A recomendação é que se utilize apenas a quantidade necessária para higienizar as mãos ou superfícies, além de deixar os ambientes ventilados e aguardar a evaporação total do produto.

Também é necessária muita atenção em relação às crianças para que não fiquem próximas de locais em que correm o risco de sofrer queimaduras. O risco aumente se forem utilizados fósforos e isqueiros logo após a aplicação de álcool nas mãos ou superfícies. Nunca se deve derramar álcool sobre o fogo, pois a chama pode seguir o caminho do álcool e chegar até as suas mãos.

Em casos de queimaduras graves

Primeiramente ligue para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina pelo telefone 193, explique – com calma – o que aconteceu. Enquanto a ambulância se desloca para o local do atendimento, coloque a parte queimada em água corrente, em temperatura ambiente.

Jamais utilize as substâncias caseiras, como borra de café ou pasta de dentes, por exemplo, porque isso pode agravar a situação. Também não aplique pomadas ou medicamentos sem a orientação médica. Não estoure as bolhas, que podem se formar devido a queimadura ou tente descolar peças de roupa que podem ficar grudadas sobre a pele, deixe isto para um profissional.

comentários

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top