Boa notícia para a APAE de Blumenau: isenção de água e esgoto pode ser prorrogada até 2027

Projeto aprovado pela Câmara de Vereadores evita cobranças e garante economia estimada em mais de R$ 180 mil. Mas ainda faltam algumas etapas para virar realidade.

Imagens: Gabinete do Vereador Diogo Nasato

A APAE de Blumenau recebeu uma notícia que deve aliviar bastante o caixa da instituição. A Câmara de Vereadores aprovou o Projeto de Lei Complementar que prorroga até o fim de 2027 a isenção das tarifas de água e esgoto da entidade.

Com a medida, a economia estimada passa dos R$ 180 mil durante o período do benefício. O projeto também prevê efeito retroativo a partir de 1º de janeiro de 2026, o que significa que as contas já emitidas neste ano não precisarão ser pagas.

Fundada em 25 de março de 1965 por moradores de Blumenau, a APAE atua há mais de 60 anos no atendimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Hoje, a instituição oferece atendimento gratuito nas áreas de saúde, educação e assistência social. Entre os serviços estão fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, odontologia e educação especial.

Mais de 800 alunos e suas famílias recebem acompanhamento da entidade, que mantém uma estrutura multidisciplinar voltada à inclusão social, autonomia e qualidade de vida. Segundo a diretora-geral, Fabrícia Russi, a instituição depende de eventos beneficentes e doações para manter os serviços funcionando. Ela afirma que a economia com as tarifas permitirá ampliar investimentos em áreas consideradas essenciais.

Entre os destinos do recurso estão saúde, alimentação, compra de equipamentos mais modernos para as terapias e capacitação dos profissionais. A proposta aprovada pela Câmara foi encaminhada pelo Executivo Municipal após a Indicação nº 2470/2026, apresentada pelo vereador Diego Nasato (NOVO).

O pedido chegou ao gabinete do parlamentar por meio da própria APAE. Como a Câmara não possui competência para legislar diretamente sobre esse tipo de cobrança, a solicitação foi enviada ao Executivo por indicação legislativa.

Depois disso, houve diálogo com a Procuradoria do Município e com o SAMAE para viabilizar a renovação da isenção. Segundo Diego Nasato, uma das funções da Câmara é justamente aproximar as demandas da comunidade do Poder Executivo para buscar soluções práticas.

A APAE informou que a antiga isenção havia terminado em dezembro de 2025. Desde então, a entidade voltou a receber cobranças mensais. Só nos dois primeiros meses de 2026, as faturas ultrapassaram R$ 15 mil. O projeto ainda passa pela etapa de redação final antes de seguir para sanção do Executivo Municipal.

Confira algumas imagens da estrutura da APAE

 

Imagens: Gabinete do Vereador Diogo Nasato
Imagens: Gabinete do Vereador Diogo Nasato
Imagens: Gabinete do Vereador Diogo Nasato
Imagens: Gabinete do Vereador Diogo Nasato
Imagens: Gabinete do Vereador Diogo Nasato
Imagens: Gabinete do Vereador Diogo Nasato
Imagens: Gabinete do Vereador Diogo Nasato
Imagens: Gabinete do Vereador Diogo Nasato
Imagens: Gabinete do Vereador Diogo Nasato
Imagens: Gabinete do Vereador Diogo Nasato
Imagens: Gabinete do Vereador Diogo Nasato
Imagens: Gabinete do Vereador Diogo Nasato
Imagens: Gabinete Diogo Nasato

▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky