Nesta quarta-feira (8/6/16) será lançado em Blumenau, o livro “O Poder do Mentoring & Coaching”, da Editora Leader. A blumenauense Beatriz Guenther foi escolhida para ser uma das coautoras e participará da sessão de autógrafos, às 19h30min, na Livrarias Catarinense do Neumarkt Shopping.
A proposta do livro é ajudar o leitor a entender a própria mente, abrir seus horizontes e demonstra de diferentes formas como utilizar uma visão ampla de mundo para que seu negócio seja alavancado. A coach blumenauense conversou sobre o projeto do livro, que reuniu outros 20 profissionais além dela.
OBlumenauense: Como surgiu o convite para participar do livro?
Beatriz Guenther: Fiquei muito surpresa quando recebi um e-mail da Andreia Roma, CEO da Editora Leader, que está em evidência no mundo coaching. Ela me procurou, após ser indicada por Marcos Wunderlich, profissional de referência nacional na formação de coaches e mentores.
Confesso que “balancei”, afinal com mais de 200 coaches formados, confiaram justo em mim? Mas entendo que tudo vem para nós quando estamos preparados ou nos preparamos para tal. Estamos sempre em busca de pessoas que nos motivem a fazer tudo que somos capazes e não tive dúvidas em aceitar.
OBlumenauense: É a primeira vez que participa do projeto de um livro, correto? Como foi essa experiência?
Beatriz Guenther: Sim, é a primeira vez que fui convidada para ser coautora. Confesso que me senti atraída pelo desafio, por ter muita afinidade com a matemática e lógica. Sou graduada em Administração pela UFSC, possuo pós-graduação em Finanças pela FGV/RJ e em Desenvolvimento Gerencial pela FAE/ Curitiba; e sempre ocupei cargos de liderança.
Escrever é um hobby para mim, mas estou recebendo excelentes feedbacks, inclusive pela Editora de São Paulo. Mas o meu foco continua sendo os atendimentos individuais de coaching para liderança e autoliderança. Na maioria das vezes são por Skype mesmo, por serem pessoas de outras cidades.
OBlumenauense: Como o coaching entrou na sua vida e o que mais lhe fascina nesta área?
Beatriz Guenther: Venho da área executiva e a primeira vez que tive contato com o coaching foi em 2004, quando começou um longo namoro. Na última empresa que trabalhei, foi oferecido o coaching para as principais lideranças. Como não fiquei satisfeita, fui buscar mais, até decidir e me sentir pronta para formar pessoas.
Atualmente alio meu conhecimento e experiência com mais de 20 anos em cargos de liderança, aos meus 47 anos de vida, para ajudar pessoas a liderarem e a se autoliderarem melhor, sendo mais plenas e obtendo mais resultados. Me fascina acompanhar a transformação profissional e pessoal através do coaching e o quanto as pessoas são gratas por isso.
OBlumenauense: Tem planos de escrever o seu próprio livro?
Beatriz Guenther: Nestes dias um amigo me fez a mesma pergunta e revelei que tenho outra obra quase pronta para entrar no forno, desta vez individual. Só preciso esperar a massa crescer mais um pouco. Ele comentou: “Se a massa foi feita por ti, certamente ficará [livro] muito bom!” Atualmente me sindo como uma mãe que acabou de dar a luz a um filho (no caso um livro) e já esteja grávida de outro. Acredito que o que é nosso, dará um jeito de nos encontrar. As vezes é necessário esperar pela colheita do que semeamos. É preciso nutrir e acalentar os nossos sonhos e esperanças.