quarta-feira, 19 janeiro 2022
InícioEconomiaBlumenauense faz sucesso como designer de joias internacional

Blumenauense faz sucesso como designer de joias internacional

Ex-modelo catarinense vive na Europa e suas peças se destacam pela personalidade.

A beleza sempre fez parte da vida da brasileira Giselle Effting, e não estamos falando apenas de seus lindos olhos verdes, ou do corpo curvilíneo, que a levou a ser modelo internacional com apenas 15 anos. O adjetivo segue a blumenauense também na sua carreira como designer de joias de luxo, onde suas criações já foram destaque nas revistas Vogue e Elle, na Itália.

Ainda como modelo, Giselle morou em 9 países diferentes, mas foi em Hong Kong que descobriu sua paixão pelas joias. Fascinada por pedras preciosas, se especializou no GIA (Instituto Gemológico da América), e assim entrou para o valorizado mundo da joalheria.
Sua arte encanta pelas curvas e pelo material utilizado, trazendo personalidade. Apostando no titânio como matéria-prima, a Designer explora toda a força deste elemento para criar peças únicas, cuja ideia é vesti-las e não apenas usá-las, criando uma sensação e um estilo pessoal.

“As peças falam por si, como pequenas esculturas que seguem a forma do corpo humano. Escolhi usar titânio nesta coleção devido à sua leveza e originalidade. É um material super moderno criado pelo homem, composto por mais de 16 minerais diferentes, amplamente disponíveis na crosta terrestre, o qual admiro muito pela resistência e flexibilidade, que nos lembra os tempos modernos que vivemos hoje”, explicou.

Em suas criações, cada peça é uma ligação do que está dentro de nós, como memórias, emoções e percepções do mundo, e que nos remete a nossa força interior.
– Em essência, a joia pode ser linda, mas só tem verdadeiro significado quando é criada com paixão e evoca emoções especiais, ou está ligada a uma memória especial para quem a usa. Esse é o sentimento que desejo passar com meu design, disse Giselle.

Foto: Lucy Clark

Uma paixão de infância

Natural de Blumenau, Giselle Effting se lembra de colecionar conchas com a mãe e a irmã nas belas praias do litoral catarinense. Naquela época já produziu seus primeiros colares e pulseiras e, olhando para trás, aquela memória inocente e doce de infância foi o início de sua paixão pela joalheria, embora naquela época ela não tivesse ideia do que a esperava anos depois.

Após completar seus estudos em Hong Kong, ela iniciou sua carreira como designer em uma das marcas locais mais conceituadas, criando joias em ouro e pedras preciosas. Um dos projetos mais importantes foi desenvolver uma coleção com ouro puro inspirada na cultura chinesa, vista por um ponto de vista estrangeiro. Isso abriu sua mente para o design conceitual, despertando a curiosidade para descobrir soluções de fabricação para suas ideias.

Assim, mudou-se para Florença, na Itália, onde completou seu bacharelado de Fine Arts com foco em joias na Alchimia Contemporary Jewelry School. Foi lá que ela aprendeu todos os aspectos sobre joias artísticas e design, desde criação até conceito, fabricação e apresentação.

Depois da sua graduação Giselle montou seu atelier na cidade italiana, onde vive e desde 2019 se dedica às suas criações. Agora em 2021, oficialmente ela lançou sua marca Gi by Giselle Effting.

Apresentando um conceito inovador de joias gender-free arte vestível, ela enfatiza partes do corpo menos exploradas, revolucionando a maneira de ver e de vestir joias. Suas peças seguem as linhas do corpo em um estilo inovador, porém minimalista.

Para acompanhar o trabalho de Giselle Effting, você pode acessar o site e o Instagram.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS