Blumenauense disputa uma das mais concorridas premiações na área de arquitetura do mundo

projeto_area-risco_23-9-16_01

 

O ex-aluno do curso de Arquitetura e Urbanismo da FURB, Guilherme Augusto Linhares Vendrami, disputa a Archiprix Internacional, uma das mais concorridas e reconhecidas premiações na área de arquitetura do mundo. A competição bienal destaca as tendências internacionais de arquitetura, desenho urbano e arquitetura paisagística. O júri independente premia as melhores apresentações com as Douglas Prêmios Hunter.

 

 

Sob orientação do professor Guido Paulo Kaestner Neto, o acadêmico inscreveu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no projeto “Rozimática Adaptação na Comunidade Coripós”, na competição. O projeto cria uma tipo de construção para áreas de risco, enquanto continua a incentivar a participação da comunidade no processo de construção do espaço.

 

projeto_area-risco_23-9-16_04

Deslizamentos de terra e inundações ocorrem quase todos os anos em Blumenau, destruindo casas e às vezes até mesmo vidas. Muitos destes desastres ocorrem em ocupações de terras informais, que também é tema de estudo neste trabalho. O projeto surge como uma reflexão da maneira como vivemos e nos adaptamos ao meio ambiente. O local estudado é uma construção alternativa na Comunidade Coripós, um dos locais mais atingidos pelo desastre ambiental de 2008, que assolou todo o Vale do Itajaí.

 

 

O Archiprix Internacional

O Archiprix Internacional convida, a cada dois anos, universidades de todo o mundo a apresentarem o seu melhor projeto de graduação em Arquitetura, Urbanismo e Arquitetura Paisagista. Um júri internacional avaliará todos os projetos e selecionará os melhores para o prêmio Hunter Douglas.

O evento reunirá uma coleção de brilhantes ideias para o futuro, os projetos serão apresentados em uma exposição, no site e em um livro. Os selecionados serão convidados a participar das oficinas que serão realizadas em fevereiro de 2017, na Universidade CEPT, em Ahmedabad, na Índia.

Fonte: FURB