sábado, 4 dezembro 2021
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Blumenau vai sediar encontro de cidades digitais

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Texto: Marilí Martendal

Blumenau vai sediar o I Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí. O evento será realizado na quinta-feira da próxima semana, dia 21, reunindo gestores da região para tratar do aprimoramento dos serviços públicos, por meio de tecnologias da informação e comunicação. Uma parceria entre a Prefeitura de Blumenau, Rede de Cidade Digital e AMMVI, com o objetivo de estimular investimentos em tecnologias nas administrações municipais, que impactem na vida dos cidadãos. As inscrições estão abertas pelo site Fórum Rede Cidade Digital. O evento integra a 1ª Semana Municipal da Transparência e Combate à Corrupção, que prossegue até o dia 22 de maio.

O município tem sido inovador em quase todos os segmentos de tecnologia. Desde o segundo semestre de 2014 foi iniciado o Blumenau Conecta, com a entrega de vários pontos de conexão wifi para a comunidade, sem custos, em especial nos terminais urbanos e praças de serviços ao cidadão. A Prefeitura também tem avançado no desenvolvimento de sistemas próprios, como é o caso do Pronto, sistema municipal de gestão da saúde pública, que em breve poderá conectar toda a comunidade usuária da rede de saúde, agendando consultas, tendo seu prontuário e exames sempre à mão, no seu Smartphone.

A cidade é referência em transparência, com muitas soluções criadas internamente, como os sistemas de filas de centros de educação infantil (CEIs) e de cirurgias, disponíveis para consulta pública das filas – o monitoramento e controle podem ser exercidos pela própria sociedade. Há ainda a disponibilização de toda a folha de pagamento e o monitoramento online de toda a frota de veículos do município em tempo real, soluções inteiramente desenvolvidas pela diretoria de Sistemas.

Referência no setor

No apoio estratégico foi entregue no final do ano passado o software de gestão de projetos GEOR, responsável por gerir toda a carteira de projetos do município, sejam eles estruturantes, internos ou do plano de governo. Além disso, está sendo finalizada a implantação da fase piloto, que permitirá iniciar a avaliação de um sistema de gestão de entrega de merenda escolar baseado em biometria, o que dará insumo para muitas tomadas de decisões, desde o cardápio como a definição de quantidades, com base no consumo histórico de cada tipo de refeição servida.

Também está sendo finalizado o primeiro projeto mobile da Diretoria de Sistemas da Secretaria de Gestão Governamental, que será um aplicativo chamado de nível do rio, para apoiar nos momentos de crise, viabilizando saber qual o nível do rio, sua tendência – se está subindo ou descendo, previsão, além de outras rotinas como lista de abrigos, quais estão abertos, qual está mais próximo, telefones úteis e monitoramento de locais (que informará se há risco de chegar água no local monitorado).

Além destes projetos em execução, a Secretaria de Gestão Governamental está trabalhando para ampliar sua rede de comunicação na área de educação, assistência social e gestão tributária, para, em breve, inovar mais uma vez implantando a gestão eletrônica de processos. Segundo o diretor de Sistemas, Júlio Cezar de Souza Silva, o próprio cidadão poderá abrir seus processos e receber o que for solicitado, sem a necessidade de sair de sua casa ou escritório. A ação, além de gerar considerável redução de consumo de papel e de dinheiro, também deve propiciar redução de tempo e grande ganho na qualidade dos processos.

via PMB

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