domingo, 24 outubro 2021
InícioCulturaBlumenau terá primeiro festival de teatro de animação em outubro

Blumenau terá primeiro festival de teatro de animação em outubro

Animagia receberá grupos de toda Santa Catarina. O evento tem as parcerias do Shopping Park Europeu e do Centro Cultural 25 de Julho.

O Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti), que há 23 anos realiza o Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (Fenatib), acaba de criar mais um evento para fazer parte do calendário cultural da cidade. No mês em que se comemora o Dia da criança”, acontecerá o primeiro “Animagia, Festival de Teatro de Animação de Blumenau”, voltado ao teatro de bonecos, com vários grupos de Santa Catarina.

A abertura será às 19h30 no dia 14 de outubro (sexta-feira), no Centro Cultural 25 de Julho,  com a apresentação do espetáculo “O Flautista de Hamelin”, do grupo Trip Teatro, de Rio do Sul (SC). Logo depois, será a vez do músico Lúcio Locatelli subir no palco. Durante o evento, os participantes poderão se deliciar com um escondidinho ou cachorro quente, preparado no restaurante do clube.

Os espetáculos foram pré-selecionados e as apresentações ocorrerão no Teatro Vila Bremen, no Shopping Park Europeu, e em espaços abertos do empreendimento, nos dias 14 e 15 de outubro (sábado e domingo).

A ideia surgiu em conversas entre Maria Teresinha Heimann (presidente do Inarti) e o designer e produtor gráfico Giba Santos, logo após o encerramento do 23º Fenatib. Em seguida eles apresentaram a ideia para Valmor Nini Beltame, diretor teatral, bonequeiro e estudioso de teatro.

Ele ficou entusiasmado e logo se colocou à disposição para apoiar o evento. Na semana passada, dia 23, foi realizada a primeira reunião do grupo de trabalho que vai viabilizar a produção e organização do evento.

A iniciativa foi uma forma de valorizar os artistas catarinenses, que  não deixaram de fazer arte e se ocuparem culturalmente, apesar de todas as dificuldades financeiras que passaram em função da pandemia.

Os recursos necessários para alimentação e cachê dos grupos serão viabilizados pelo Inarti. “O evento experimental e gratuito é dedicado às nossas crianças, e a exemplo do Fenatib, pretende transformar-se em um evento de nível nacional no futuro”, destaca Heimann.

Dia 14 de  outubro (sexta-feira)
Abertura
Local: Centro Cultural 25 de Julho
Endereço: Rua Alberto Kofke, nº 354, no Centro de Blumenau.

Dias 15 e 16 (sábado e domingo)
Espetáculos durante o dia
Local: Shopping Park Europeu
Endereço: Via Expressa, Rodovia Paul Fritz Kuehnrich, 1600 – Itoupava Norte – Blumenau.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS