domingo, 28 novembro 2021
InícioEducaçãoBlumenau terá mais sete escolas bilíngues a partir de 2022

Blumenau terá mais sete escolas bilíngues a partir de 2022

Serão cinco com ensino em Inglês e duas em Alemão. Confira quais são as escolas.

No fim da manhã desta quinta-feira (4/11/21), foi divulgado que a Rede Municipal de Ensino de Blumenau contará em 2.022 com mais sete escolas bilíngües, sendo cinco em Inglês e duas em Alemão.

As EBMs Gustavo Richard e Duque de Caxias serão as novas Instituições de Ensino Bilíngue em Língua Alemã. Na Língua Inglesa serão as EBMs Prova. Alice Thiele, Prof. João Joaquim Fronza, Prof. Rodolfo Hollenweger, Nemésia Margarida e Olga Rutzen. Com isso, serão aproximadamente mais 325 estudantes novos contemplados com uma segunda língua.

Foto: Eraldo Schnaider

Atualmente a Rede possui 11 Instituições de Ensino Bilíngues, sendo oito na Língua Inglesa, duas na Língua Alemã e uma em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), que atendem 1.197 estudantes. Eles possuem desde o primeiro ano do Ensino Fundamental o contato diário com a segunda língua, uma vez que os conceitos e conteúdos dos componentes curriculares são ensinados, concomitantemente, na Língua Portuguesa e na língua ofertada, provendo, desta forma, a aquisição da segunda língua de forma natural.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) destaca que o plano é até 2024 transformar 60% das Instituições de Ensino de Blumenau em Escolas Bilíngues. A secretária Patrícia Lueders fala sobre a alegria de anunciar mais este grande avanço na Educação. “Estamos cumprindo uma meta de governo de ampliar o ensino bilíngue com estas sete novas escolas e trabalhar com essa formação integral dos nossos estudantes da educação básica”, completa.

Foto: Eraldo Schnaider

Educação Bilíngue

A Educação Bilíngue foi implantada na Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau no ano de 2019. Ela tem por objetivos criar, desenvolver e ampliar, por intermédio de experiências culturais e interações sociais mediadas pelas linguagens em diferentes contextos de aprendizado, comunidades de fala bilíngues, por meio do uso de sinais, comunicação visual, escuta, leitura e escrita em Língua Portuguesa e em uma segunda língua, oferecida pelas Instituições de Ensino.

No ano de implantação, a Educação Bilíngue iniciou com duas escolas pilotos, uma com a oferta da Língua Alemã, dada a sua importância na região como Língua de Herança e Patrimônio Histórico da cidade, e outra com a Língua Inglesa, com o status de Língua Franca e língua de globalização. No ano seguinte, em 2020, ampliou-se a oferta para mais nove Instituições de Ensino, incluindo, neste momento, a LIBRAS como segunda língua para estudantes ouvintes, que são incluídos na cultura surda.

Fonte: Prefeitura Municipal de Blumenau

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS