Blumenau tem o seu Jardim Suspenso feito pelo gênio Roberto Burle Marx

Museu-Hering_16-9-14_05

Fotos: Soni Robinson Witte

Muitas pessoas nem imaginam que Blumenau tem um jardim suspenso, e feito pelo artista plástico brasileiro Roberto Burle Marx, renomado internacionalmente ao exercer a profissão de arquiteto-paisagista. Soni Robinson  Witte foi conferir pessoalmente para compartilhar com vocês e teve a companhia da guia do Museu Hering, Adelina Kormann.

O projeto iniciou na década de 70 e foi inaugurado em 1980 junto com a praça histórica, nas comemorações do centenário da Hering. O Jardim fica localizado ao lado do Museu Hering, na Rua Hermann Hering, n.º 1.740, bairro Bom Retiro, um pouco antes da subida do morro da Cia. Uma das coisas que logo chama atenção no Jardim Suspenso é a praça histórica, com seu ambiente relaxante, criado com os bancos colocados na parte de trás, para as pessoas poderem se sentar e esticar as pernas.  A área total da praça e  dos entornos tem 950 m2, e a vegetação ao redor deixa a praça mais íntima.

O famoso jardim tem 41 espécies de plantas. Entre elas lírio, cássia, grama, bela Emala, iresine, comigo ninguém pode, agapantos, zebrina pendula quadricolor, capim d. água, bico-de-papagaio. Todas as plantas são resistentes ao sol e estão espalhadas em uma área 2.320m m2. Existe um cuidado muito grande, para que na manutenção do jardim, sejam plantadas somente as plantas do projeto. A profundidade na área de terra que foi usada para o plantio, tem 60cm.

O contato para desenvolver esse projeto, partiu do arquiteto Hans Broos que era amigo pessoal de Burle Marx.  O arquiteto paisagista veio diversas vezes para Blumenau, na construção da praça na implantação do jardim e na orientação da plantação das plantas na praça, que vieram do Rio de Janeiro fornecidos pela empresa de paisagismo que ele possuía no Rio.

Drenagem: A grama/vegetação absorve a água, porém, quando em excesso e não absorvida, ela vai parar nos canos. Infiltração: O jardim possui urna camada de cimento, logo a baixo unia manta térmica, seguida de um gel especial, e finaliza com outra camada de cimento. É quase impossível haver infiltração, porém, quando ocorre, a água vai parar na tubulação, que vai parar no rio canalizado localizado a baixo da empresa (mesmo sistema de drenagem da água).

Manta: Pode ser em formato quadrado ou curvada.

Mas para visitar, tem algumas observações importantes. As visitas ao Jardim Suspenso serão realizadas apenas de Terça a Sexta das 9h às 11h e das 14h às 16h30min. Aos finais de semana, ele fica fechado para visitação. Não é permitida a entrada de menores de 18 anos nem mochilas e bolsas. Para visitar o Jardim é necessário estar com calçados fechados.

A visita ao Jardim Suspenso deverá ser realizada apenas acompanhada de um mediador do Museu Hering. Para grupos com mais de 10 pessoas é necessário agendamento prévio pelo telefone (47) 3321 3340. Para realizar imagens de divulgação em meios de comunicação é necessária uma autorização da Cia. Hering. Para isto, o solicitante deverá entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Cia. Hering (47) 3321 3650.

Dados: panfleto distribuído no local

 

Museu-Hering_16-9-14_08

Museu-Hering_16-9-14_06

Museu-Hering_16-9-14_07

Museu-Hering_16-9-14_12

Museu-Hering_16-9-14_11

Museu-Hering_16-9-14_10

Museu-Hering_16-9-14_09

Museu-Hering_16-9-14_17

Museu-Hering_Jardim-Suspenso

 

Soni, desfr
Soni Robinson Witte
Museu-Hering_16-9-14_34
Adelina Kormann é guia do Museu da Hering