terça-feira, 30 novembro 2021
InícioGeralBlumenau sobe cinco posições e ocupa o 60º lugar no Ranking Nacional...

Blumenau sobe cinco posições e ocupa o 60º lugar no Ranking Nacional de Saneamento

 

Por Sabini Roncaglio

Depois de ser referência no Fórum Mundial da Água em março, Blumenau volta a se destacar no saneamento básico. Estudo divulgado pelo Instituto Trata Brasil nesta quarta-feira (18/04/18) aponta que a cidade subiu cinco posições e hoje ocupa o 60º lugar no Ranking Nacional do Saneamento, que traça um diagnóstico da área nos 100 maiores municípios do país.

Agora em abril, Blumenau completou oito anos do início da concessão para implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto. Quando os serviços foram concedidos à iniciativa privada, a cidade tratava apenas 4,8% dos resíduos. Hoje, a BRK Ambiental, atual concessionária, atende 42% da população, com expectativa de fechar o ano alcançando 44%, média brasileira conforme revela a pesquisa. Contudo, apesar da evolução em algumas cidades, de forma geral, o Brasil pouco avançou nos últimos anos e o país segue com mais da metade dos esgotos sendo despejados na natureza.

Desde 2010, a empresa já construiu duas estações de tratamento de grande porte e implantou cerca de 290 quilômetros de rede. Diariamente são tratados 19 milhões de litros de esgoto, o que corresponde a sete piscinas olímpicas. Com isso, mais de 153 mil blumenauenses são beneficiados com coleta e tratamento do esgoto na cidade.

O Ranking do Saneamento Básico, realizado pelo Instituto Trata Brasil, considera informações fornecidas pelas empresas de saneamento dos 100 maiores municípios brasileiros. Os dados são retirados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e compilados pelo Ministério das Cidades, que possuem dois anos de defasagem. Portanto, as informações avaliadas nesta pesquisa são referentes ao ano de 2016.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS