segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioEventosBlumenau sedia reunião regional sobre o plano de recursos hídricos nesta quarta-feira...

Blumenau sedia reunião regional sobre o plano de recursos hídricos nesta quarta-feira (26)

reuniao-recursos-hidricos_26-10-16

 

 

Na tarde desta quarta-feira (26/10/16), aconteceu no auditório da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), o encontro regional para apresentar os resultados da primeira fase do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Santa Catarina (PERH/SC). A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sustentável é quem está à frente destes estudos. Estiveram presentes professores, lideranças sociais e políticas do município e também ambientalistas.

Um dos responsáveis, o gerente de recursos hídricos, Rui Batista, relatou como está acontecendo as fases deste plano. “Estamos em um processo de elaboração do plano estadual, são cinco encontros regionais, para que a população tenha acesso a essas informações e assim, possamos continuar a montar os planos de ações e melhorar a utilização das águas catarinenses”.

O PERH/SC, que deve ser concluído em 2017, é um instrumento da Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, com o objetivo de orientar a gestão da água superficial e subterrânea das bacias hidrográficas. Esta primeira fase contempla a Caracterização das Regiões Hidrográficas, que consiste no levantamento de informações sobre os aspectos físicos, bióticos e antrópicos, e o Diagnóstico da Situação Atual, onde são estimadas as demandas e disponibilidades hídricas, para o posterior balanço quali-quantitativo.

A próxima etapa será a formulação do prognóstico das demandas hídricas e a compatibilização com as disponibilidades. Na terceira e última fase os resultados serão compilados para construção de um plano de ações para o uso da água no curto, médio e longo prazo.

Segundo o diretor de Recursos Hídricos da SDS, Bruno Beilfuss, este planejamento irá propor maneiras de prevenir, além de apontar alternativas e soluções para potenciais problemas com a gestão de água, gerando segurança hídrica para o desenvolvimento econômico e social de todo o Estado, com o foco em melhorias da qualidade de vida em equilíbrio com o meio ambiente.

Por Ricardo Lunge, da Agência de Desenvolvimento Regional de Blumenau
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS