quarta-feira, 20 outubro 2021
InícioEsporteBlumenau sedia Regional Sul de Bocha Paralímpica

Blumenau sedia Regional Sul de Bocha Paralímpica

Bocha-Para-olimpica_2015

O evento acontece de 9 a 11 de julho, no ginásio Galegão.

Texto: Mariana Campos Silva

A partir desta quinta-feira, dia 9, Blumenau sedia o Campeonato Regional Sul de Bocha Paralímpica. A competição é organizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (Ande) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com o apoio da Fundação Municipal de Desportos (FMD). O evento segue até o dia 11, sábado, e será disputado no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão. Ao todo, serão 70 paratletas competindo.

Na quinta-feira, dia 9, está programada a chegada das delegações. Além disso, a Ande ministrará um curso de arbitragem para professores e acadêmicos de educação física, bem como para a comunidade em geral que tenha afinidade com a modalidade. A capacitação é oferecida gratuitamente e ocorre às 15h na sede da FMD. As inscrições podem ser feitas no local. Mais informações pelo e-mail alexalonso@ande.org.br.

A solenidade de abertura do evento acontece na sexta-feira, dia 10, às 8h30, no Galegão. Em seguida, às 9h, começam as competições. Toda a comunidade é convidada a prestigiar o campeonato. A entrada é gratuita. Esta é a primeira vez que Blumenau realiza uma parceria com o Comitê Paralímpico. “O nosso objetivo é desenvolver o esporte. Por isso é importante trazer esses eventos nacionais para incentivar os atletas da cidade”, explica o presidente da FMD, Sérgio Galdino.

Além de sediar a competição, Blumenau terá um representante competindo. O paratleta Marcelo Vargas Ribeiro, de 19 anos, vai participar pela primeira vez de um evento desse porte. Para Galdino, a disputa tem papel importante em relação à acessibilidade e ao desenvolvimento do atleta. “É uma conquista pessoal do seu espaço, só vai trazer aspectos positivos para ele”, afirma.

Ainda este ano, nos dias 29 e 31 de maio, Marcelo teve sua primeira participação em uma competição da modalidade. Foi durante a segunda etapa do Circuito Catarinense de Bocha Adaptada, que aconteceu na cidade de Joinville.

via SECOM/Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS