quinta-feira, 28 outubro 2021
InícioGeralBlumenau sedia campanha de conscientização sobre saúde vascular

Blumenau sedia campanha de conscientização sobre saúde vascular

saude-em-circulacaoA iniciativa é uma parceria entre a Johnson & Johnson Medical Brasil e a Angioklinik e visa orientar a população para uma das maiores causas de amputações na população

Texto: Josiane Caitano

No próximo domingo (28) uma ação especial sobre saúde vascular pretende orientar a população de meia e terceira idade, além de cuidadores, sobre a doença arterial periférica (DAP). O objetivo é estimular o diagnóstico precoce para evitar consequências graves, como, por exemplo, a amputação. A ação ocorrerá na Praça Central do Neumarkt Shopping, das 10h às 22h, e quem passar pelo local poderá fazer avaliação gratuita com profissionais capacitados.

Na ocasião, serão verificados peso, altura, índice de massa corporal (IMC), além de aferição de pressão arterial, medição da circunferência abdominal, índice tornozelo braquial (ITB) e consulta com médicos especializados na área.

O médico angiologista da Angioklinik, Dr. Jean Carlo Miiller, explica que cerca de 80% das pessoas com doença arterial periférica (DAP) não apresentam sintomas, o que dificulta seu diagnóstico. Já aqueles que perceberam algum sinal da doença, podem estar em estágio avançado, o que torna o tratamento mais complexo. O especialista acrescenta que, muitas vezes, os sintomas da DAP são confundidos aos de outras doenças ou mesmo associados ao avanço da idade.

Devido a esse cenário, a DAP ainda é uma das maiores causas de amputação na população brasileira. “O diagnóstico precoce é a única forma de oferecer tratamento adequado e efetivo aos pacientes, evitando intervenções drásticas. Com o avanço da tecnologia, as angioplastias por meio de cirurgia minimamente invasiva são a alternativa de maior conforto e segurança”, esclarece o médico angiologista e cirurgião vascular da clínica blumenauense, Dr. Patrick Candemil.

Atenção redobrada aos sintomas: dores nas pernas ao caminhar, principalmente na terceira idade, podem ser sinal da doença arterial periférica. A DAP ocorre geralmente por placas de gordura que entopem as artérias das pernas, dificultando a circulação sanguínea e causando dor ao caminhar (processo também conhecido como aterosclerose). A doença é mais comum entre a população idosa, acima dos 60 anos, chegando a atingir entre 15 e 30% dessa faixa etária.

Além de dificuldade para caminhar, quando não tratada a doença pode gerar dificuldade de cicatrização de machucados (úlceras que não cicatrizam) e infecção. Em outros locais do corpo, a aterosclerose pode causar infarto, derrame (acidente vascular cerebral) e insuficiência renal.

Segundo o cirurgião vascular da Angioklinik, Dr. Fabrício Zucco, diabetes, hipertensão, fumo, obesidade, sedentarismo, histórico de doença cardiovascular e colesterol alto são alguns fatores de risco para desenvolver a doença. O Dr. Zucco destaca que a população será beneficiada por meio da série de informações e orientações que será repassada de forma gratuita nesta ação realizada pela Angioklinik e Johnson & Johnson Medical Brasil. “Acesso à informação é essencial para que a doença seja detectada em um estágio precoce, viabilizando assim o tratamento adequado e evitando complicações”, conclui Zucco.

Campanha de Saúde Vascular
Realização: Angioklinik e Johnson & Johnson Medical Brasil
Data: Domingo, dia 28 de junho
Local: Praça Central do Neumarkt Shopping (pavimento térreo)

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS