Blumenau sedia abertura dos JESC e PARAJESC 2025 com mais de 3 mil atletas de todo o Estado

Competições escolares acontecem entre os dias 4 e 14 de julho, com provas em diversas modalidades e espaços da cidade.

Foto: Giovanni Silva [PMB]

O Ginásio Galegão foi palco da cerimônia de abertura das etapas estaduais dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc), na categoria de 12 a 14 anos, e dos Jogos Abertos Paradesportivos Escolares (Parajesc). O evento na noite desta sexta-feira (4/07/25), contou com apresentações culturais e artísticas, incluindo o projeto Dança nos Bairros, da Pró-Família, com 150 alunos de 11 a 15 anos orientados pela professora Franciele Laguna.

::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!

As competições seguem até o dia 14 de julho e vão reunir mais de 3 mil estudantes de escolas públicas e privadas de Santa Catarina. Os jogos são promovidos pela Prefeitura de Blumenau, por meio das Secretarias Municipais do Esporte (SME) e de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Paradesporto (Seidep), em parceria com a Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

O Jesc reúne atletas em 17 modalidades: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling (luta olímpica) e xadrez. As provas começaram na tarde desta sexta-feira, com as modalidades individuais, que seguem até domingo (6). As coletivas começam na quinta-feira (10) e seguem até segunda-feira (14).

As disputas acontecem em vários pontos da cidade, como o Centro Esportivo Bernardo Werner (Sesi), o Ginásio do Galegão e escolas da rede pública e privada. A única exceção é o atletismo, que será realizado no Complexo Esportivo de Timbó. A programação completa está disponível no site da Fesporte: fesporte.sc.gov.br.

Já o Parajesc acontece neste fim de semana, com provas no sábado (5) e domingo (6). Ao todo, 640 pessoas de 48 municípios participam da competição, sendo 440 paratletas e 220 profissionais entre técnicos, acompanhantes e equipes de apoio. Serão disputadas cinco modalidades: atletismo, natação, bocha paralímpica, tênis de mesa e parabadminton.

A exemplo do Jesc, as provas de atletismo do Parajesc também ocorrem em Timbó, enquanto as demais acontecem em Blumenau. As modalidades seguem as diretrizes do Comitê Paralímpico Brasileiro, mas apenas cinco atingiram o número mínimo de inscritos para a realização das provas.

O prefeito Egidio Ferrari destacou o orgulho de Blumenau em sediar os eventos e receber jovens atletas de todas as regiões. “Que todos sejam bem-vindos e aproveitem essa oportunidade de representar suas escolas e cidades”, afirmou. Para o secretário de Esporte, Sérgio Galdino, o evento é um incentivo à saúde, à disciplina e à integração. Já a secretária Bruna Daniel enfatizou o papel do Parajesc na valorização do paradesporto escolar e na promoção da inclusão.

Foto: Giovanni Silva [PMB]
Foto: Giovanni Silva [PMB]
Foto: Giovanni Silva [PMB]
Foto: Giovanni Silva [PMB]


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky