segunda-feira, 20 setembro 2021
InícioCulturaBlumenau respira a Semana dos Museus em alto estilo

Blumenau respira a Semana dos Museus em alto estilo

abertura-semana-nacional-museus-2014

A cidade se integra em alto estilo à programação da 12ª Semana Nacional dos Museus, aberta na Fundação Cultural de Blumenau nesta segunda-feira, dia 12 de maio. O público que prestigiou a solenidade pode apreciar a apresentação da Banda Municipal e as exposições, entre elas a organizada pelo colecionador José Pfau que apresenta a primeira moto que produziu com peças de relógios e que deu origem a à série de objetos que viria a seguir. Participam da programação os museus da Família Colonial, de Hábitos e Costumes e de Arte (MAB). A promoção sugerida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) tem como tema Coleções Criam Conexões.

A Banda Municipal de Blumenau, comandada pelo maestro João Carlos Cunico, abrilhantou a abertura do evento, apresentando um concerto educativo. Como a mediação da professora Sueli Petry, os colecionadores José Pfau, Zonadir Patrício e José Roberto Patrício conversaram sobre coleções, criações e conexões. Essa prosa foi compartilhada com 30 alunos do Programa de Educação Permanente da Furb (destinado a pessoas que atingiram a maturidade – idosos e maiores de 45 anos) . Além de ouvir atentamente, refletir sobre o tema, também tiveram oportunidade de apresentar suas coleções, seus saberes e fazeres.

Formada em Comunicação Social e com atuação nas escolas de Fortaleza (CE), Lidiane Macedo ficou encantada com a participação de grupos da terceira idade na solenidade de abertura do evento. Para ela, o que chamou a atenção foi o envolvimento de pessoas idosas e a interação do público. “Notei que eles puderam interagir com os expositores, alguns até trouxeram de casa suas coleções para mostrar”, comentou a cearense que pretende voltar a frequentar as atividades em comemoração à Semana dos Museus. “Essa interação é uma via de mão dupla, e isso é muito bom”, avalia.

Programação

Dia 13, terça-feira: mesa redonda “Conservação Preventiva de Acervos”
Local: Auditório Edith Gaertner
Horário: 13h30 às 17h
Público: profissionais de museus

Dia 19, segunda-feira: exibição do Documentário Fritz
Sinopse: Fritz é um filme curta-metragem inspirado na vida de um dos maiores cientistas da história do Brasil: o naturalista Fritz Müller. Sua vida e sua obra fascinam intelectuais e estudantes em todo mundo. A apresentação desse documentário é uma parceria estabelecida com o Museu de Imagem e do Som de Santa Catarina e ocorrerá em três horários, para facilitar o agendamento de escolas e interessados. Fritz nasceu no dia 31 de março de 1821 em Erfurt, Alemanha, e morreu no dia 21 de maio de 1897, em Blumenau.
Local: Auditório Edith Gaertner
Horário: 10h, 14h e 19h

Após a apresentação do documentário, haverá uma roda de conversa mediada pela professora Sueli Petry.

Entrada franca

Inscrições poderão ser feitas via e-mail: museudehabitosecostumes@fcblu.com.br

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS