Blumenau registrou 5 casos novos de Covid-19 neste domingo (24/05), totalizando 626

 

 

 

 

Neste domingo (24/05/20) foram registrados cinco casos positivos a mais de Covid-19 que ontem (23). Com isso o município já contabiliza 626 pacientes diagnosticados com 283 em tratamento. Nos hospitais, há cinco internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e dois em leitos de enfermaria.

No total, 276 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde. Também há 340 pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.

O número de óbitos confirmados com a doença não aumentou e se mantém em três desde o início de maio. Mas há duas pessoas que morreram e são suspeitos de terem se infectado com o novo coronavírus. A Secretaria da Saúde aguarda o resultado da testagem para confirmar se a causa foi o Coronavírus.

O Ambulatório de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus, no Setor 3 do Parque Vila Germânica, atendeu 25 pessoas, mas nenhuma precisou ser encaminhada para hospitais. Também foram realizados 20 testes rápidos no local.

Os atendimentos acontecem diariamente, das 7h às 19h e a orientação é para que pessoas com sintomas gripais como febre persistente, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal busquem o local. Quem tiver esses sintomas aliados à dificuldade de respirar, deve procurar atendimento em um pronto-socorro. Já para os casos com sintomas leves, como coriza e febre baixa, a recomendação é permanecer em casa, evitando deslocamentos e contatos desnecessários.

Os pacientes com sintomas suspeitos de Coronavírus podem contar com avaliação médica também nos Ambulatórios Gerais (AGs) da cidade, pelo Atendimento Rápido Covid-19. O objetivo é a ampliação e a descentralização do atendimento que já acontece na Vila Germânica.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

A terceira e última etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza segue com agendamento disponível. Gestantes, puérperas e crianças com idade entre seis meses e menores de seis anos fazem parte dos grupos prioritários que precisam ser imunizados.

Profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência, idosos, professores, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, adultos de 55 a 59 anos de idade, idosos e profissionais de saúde também fazem parte dos públicos da Campanha Nacional de Imunização contra Influenza.

Os públicos prioritários que ainda não realizam a vacinação tem até o dia 5 de junho para garantir a imunização. A aplicação da vacina continua sendo realizada com agendamento, por meio do aplicativo Pronto Mobile, pelo link disponibilizado no site da Prefeitura ou ainda por contato telefônico com a unidade de saúde.