terça-feira, 21 setembro 2021
InícioAcidenteBlumenau registra crescimento de 61% nos acidentes com bicicletas

Blumenau registra crescimento de 61% nos acidentes com bicicletas

Entre janeiro e junho de 2020 foram 36 acidentes com vítimas, muito menos do que os 59 deste ano no mesmo período. Os feridos também aumentaram, de 35 o ano passado para 61 em 2021.

O ano de 2021 não tem sido dos mais positivos quando o assunto é bicicletas. De acordo com dados divulgados pela Prefeitura Municipal de Blumenau, via Diretoria de Transparência, cresceu 61% o número de acidentes com vítimas envolvendo esse tipo de veículo.

De janeiro a junho de 2020 foram 36 acidentes, número que já foi ultrapassado em 2021, quando houveram 59 sinistros no mesmo período. A quantidade de feridos também cresceu, saindo de 35 em 2021 para 61 em 2021. Apesar do crescimento de 57% no número de vítimas não fatais, o número de óbitos diminuiu. Foram 2 em 2020, contra 1 em 2021.

Sem dúvidas as bikes ganharam o gosto dos brasileiros, justamente por estarem cada vez mais ligadas a uma vida mais saudável, sustentável e divertida. E esse comportamento se reflete em números: apenas em 2020 houve um aumento de 50% no número de vendas em todo o Brasil, segundo um levantamento da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas).

Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicleta, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) revelaram que a produção de bicicletas cresceu em 2021. Até abril deste ano, 51.281 bicicletas foram produzidas, enquanto em 2020 foram 10.071, ou seja, um aumento de 409,2%.

E a Prefeitura Municipal de Blumenau tem trabalhado para a melhoria do sistema viário. A malha cicloviária do município aumentou de 78 km (2015) para mais de 133 km (2021), número que deve aumentar para 138 km em 2022.

“E, com mais bicicletas nas ruas e uma infraestrutura em crescimento para recebê-las, infelizmente a tendência é de vermos um aumento no número de sinistros envolvendo bicicletas e pedestres”, explica Henrique Volpi, CEO da Kakau, uma plataforma 100% digital, onde o usuário ou assinante consegue contratar seguros, reportar um sinistro ou solicitar assistência 24 horas.

Existem mais bicicletas do que carros no Brasil. São cerca de 50 milhões de bikes contra 41 milhões de automóveis, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Todo cuidado é pouco – Ao andar em estradas, ruas, parques ou ciclovias, é preciso se precaver. E, por mais atenção que se tenha, muitas vezes é difícil evitar o envolvimento em um acidente, seja com um veículo ou mesmo um pedestre.

“Por isso mesmo é necessário pensar na necessidade de contratação de um seguro para bicicletas tanto tradicionais quanto elétricas”, conta Henrique Volpi.

Pensando na segurança, Volpi enumera 7 cuidados importantes para evitar acidentes ao andar de bicicleta:

1. Escolha a bicicleta do tamanho certo: usar bicicleta muito pequena ou grande limitará a capacidade de manobrar e controlar a bicicleta corretamente.

2. Verifique sempre os freios: antes de começar o percurso, verifique se os freios estão em boas condições. para verificar, gire as rodas com a mão e pressione o freio.

3. Use faróis: os faróis não são benéficos apenas para os veículos motorizados. usar faróis ajudará a ver e ser visto, seja de dia ou de noite.

4. Sempre use capacete: Usar capacete reduzirá muito as chances de desenvolver uma lesão caso você venha a se envolver em um acidente de bicicleta.

5. Não use fones de ouvido: Andar com fones de ouvido ajuda a relaxar e passar o tempo, porém distrai dos sons ao redor como buzinas de carros e pessoas gritando, por exemplo.

6. Mantenha as duas mãos no guidão: Andar com as duas mãos no guidão é sempre recomendado e pode reduzir muito o risco de um acidente.

7. Não ande muito rápido: Andar a velocidades excessivas só colocará você e as pessoas ao seu redor em perigo.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS