sábado, 27 novembro 2021
InícioClimaBlumenau registra 15mm de chuva acumulada nas últimas 12 horas

Blumenau registra 15mm de chuva acumulada nas últimas 12 horas

A manhã deste domingo (31/08) registrou chuva em todas as regiões catarinenses. A razão são áreas de instabilidade que ganharam força durante a madrugada e durante a manhã.

Segundo o sistema AlertaBlu, a estação do Jordão registrou 15mm de chuva acumulada nas últimas 12h. Em segundo ficou a estação de Araranguá com 12,6mm e depois as estações da Glória e Tatutiba com 11,4mm. Os dados mostram que na região do Garcia a chuva foi mais intensa.

Segundo o Epagri/Ciram, a causa da instalabilidade é a formação e deslocamento de uma nova frente fria pelo litoral do RS e de SC. Ela intensificou núcleos de nuvens mais carregadas, com chuva mais forte e bem localizada de intensidade moderada e forte por alguns momentos, acumulando 83mm em Rio das Antas no Meio Oeste e 57mm em Araranguá no Litoral Sul.

frente-fria-SC_31-8-14
A imagem de satélite do INPE das 9h, mostra a frente fria avançando por SC. Em azul escuro, as áreas mais intensas.

O vento durante a madrugada foi mais intenso, associado aos temporais, chegando a 76,9km/h em Chapecó às 05h00min e a 78,7km/h às 06h00min no Morro de Urupema. Com a nebulosidade e a chuva as temperaturas na madrugada e amanhecer permaneceram mais elevadas em relação aos dias anteriores, acima de 7°C na maioria das regiões.

Os dados do Epagri/Ciram foram registrados pela meteorologista Marilene de Lima e a técnica em meteorologia, Mariana Liberato.

Abaixo está a tabela do AlertaBlu com os últimos dados registrados

chuva-acumulada-31-8-14

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS