Blumenau recebe resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização

 

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) recebeu na última semana os resultados do município na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA). Os índices foram tabulados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e referem-se à avaliação realizada em 2016, com estudantes dos terceiros anos das redes municipal e estadual.

A avaliação analisa o desempenho dos alunos na escrita, leitura e matemática. Os resultados são classificados do nível 1 a 5, em uma escala progressiva de menor à maior habilidade. Na escrita, 90% dos estudantes de Blumenau alcançou os níveis considerados satisfatórios – 4 (adequado) e 5 (desejável), que é quando os alunos escrevem as suas ideias no texto de modo mais convencional.

Na leitura, 70% das crianças avaliadas obteve desempenho dentro dos níveis 3 (adequado) e 4 (desejável), o que significa que são estudantes que lêem com autonomia de modo a realizar inferências no texto. O mesmo índice foi obtido na matemática. Nesses níveis, os estudantes resolvem com autonomia as questões envolvendo adição, subtração, multiplicação e divisão, entre outros conhecimentos avaliados no instrumento.

Para a secretária de Educação, Patrícia Lueders, o resultado reflete o trabalho que vem sendo desenvolvido na rede. “As unidades escolares têm realizado um trabalho comprometido a fim de garantir o processo de desenvolvimento dos estudantes no ciclo de alfabetização”. Ela afirma ainda que o município de Blumenau tem como meta nas Diretrizes Curriculares Municipais alfabetizar todas as crianças ao final do segundo ano.

Segundo Patrícia, a Semed, juntamente com cada escola, fará agora a análise e interpretação dos resultados, realizando um contraponto com os resultados anteriores, com o objetivo de planejar ações pedagógicas para ampliar a proficiência dos estudantes.

Sobre a ANA

A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) é um dos instrumentos do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e avalia os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa, a alfabetização em Matemática e as condições de oferta do Ciclo de Alfabetização das redes públicas. Passam pela avaliação todos os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas públicas no ano da aplicação da avaliação.

Os resultados são divulgados por níveis de proficiência, que vão dos mais elementares aos mais complexos, avaliados por este instrumento. Blumenau tem aderido às políticas públicas nacionais, a exemplo do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), e investindo em formação continuada dos profissionais, no sentido de desenvolver propostas que possam garantir o processo de alfabetização, na perspectiva do letramento.

Por Aline Franzoi Santos Fleith, da PMB