Blumenau recebe pedal em prol de pacientes diagnosticados com Hipertensão Pulmonar

Foto: divulgação

 

 

Foto: divulgação

 

Que tal pedalar por uma boa causa? Neste domingo (9/06/19), atletas e simpatizantes do ciclismo vão pedalar em prol de pessoas diagnosticadas com uma doença que é desconhecida pela maior parte da população brasileira: a hipertensão pulmonar. O “Pedal Hipertensão Pulmonar”, é organizado pela Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF), por meio do grupo local de apoio aos pacientes, e, tem o objetivo de alertar a população para os perigos da doença. A concentração do evento acontece às 9h30 na Rua Theodoro Holtrup, 112, no bairro Vila Nova, em frente à academia Splash Fitness. A saída está prevista para às 10h e a chegada às 11h30.

A organização espera que mais de 200 pessoas participem do evento. Os ciclistas, além de doarem o fôlego, para pessoas que possuem dificuldade de respirar, conscientizando a população sobre a doença, e apreciando a paisagem passando por pontos importantes da cidade, como o Terminal da Fonte, Prefeitura e Ponte de Ferro.

O evento é organizado em parceria com a academia Splash. Além disso, o pedal também conta com o apoio da Prefeitura de Blumenau, Hospital Dia do Pulmão e a Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC). A participação é gratuita e não é preciso realizar inscrição prévia, basta comparecer na hora do evento. O evento é aberto ao público, e, as primeiras 50 pessoas que chegarem ao local, ganham uma camiseta personalizada.

A doença

Silenciosa e perigosa, a hipertensão pulmonar pode apresentar sintomas como fadiga, dificuldade respiratória progressiva ao esforço, dor torácica, vertigem, tontura ao esforço e síncope evidente. A gravidade dos sintomas, em geral, está relacionada à progressão da doença, e pode levar o paciente à dependência de oxigênio suplementar 24h por dia e até a óbito.

A hipertensão pulmonar altera a pressão e dificulta a passagem do sangue no pulmão, sobrecarregando o coração. Cerca de 25 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com a doença. O médico pneumologista do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Ricardo Albaneze, ressalta que, as mulheres possuem 80% mais chances de desenvolver a doença, mas, existem pacientes de todas as idades, gêneros, etnias e classes. “A doença pode apresentar causa não identificada, ser genética ou ocorrer em decorrência de outras enfermidades, como asma, insuficiência cardíaca, doença Pulmonar Crônica Obstrutiva (DPOC), lúpus, hepatite avançada, HIV e embolia pulmonar”, explica.

O médico ainda ressalta que, a doença pode piorar com o tempo, mas os medicamentos e a terapia de oxigênio podem ajudar a melhorar a qualidade e expectativa de vida do paciente. “O pedal será realizado para que a população se mobilize e auxilie os pacientes com esta doença grave, que afeta os pulmões e o coração”, finaliza.

Data e horário: domingo (9), com concentração às 9h30 e largada às 10h
Local: Rua Theodoro Holtrup, 112 – Vila Nova (em frente à Academia Splash Fitness)
Mais informações: com Sthefanie Petti pelo teleofne (11) 93024-2757 ou sthefanie@respirareviver.org.br