Blumenau recebe 18 novos ônibus para renovar frota do transporte coletivo

Veículos devem começar a circular nos próximos dias e fazem parte de pacote de 53 ônibus e micro-ônibus previsto para 2026.

Foto: Giovanni Silva [PMB]

Antes de entrarem em circulação, 18 novos ônibus passam por vistoria e pela regularização da documentação em Blumenau. A expectativa é que os veículos comecem a operar nos próximos dias no transporte coletivo da cidade.

Os ônibus fazem parte de um pacote de 53 ônibus e micro-ônibus previsto para a renovação da frota ao longo de 2026. Eles irão substituir veículos que estão em operação desde 2018.

O processo começou no fim de maio, com a entrega de dois micro-ônibus. Agora, ganha ritmo com a chegada antecipada dos 18 veículos. Outros cinco ônibus também devem ser entregues até o fim de junho, antecipando uma etapa que estava prevista para meados de julho.

As linhas que receberão os novos veículos ainda não foram definidas. Segundo a prefeitura, a antecipação das entregas permite que parte dos ônibus mais antigos seja substituída antes do prazo inicialmente previsto.

Os 28 veículos restantes serão incorporados à frota nos próximos meses, conforme o cronograma estabelecido no contrato de concessão firmado entre a Prefeitura de Blumenau, por meio da SMTT, e a BLUMOB.

Os novos ônibus se somam aos 63 veículos incorporados à frota em 2025, sendo 53 ônibus convencionais e 10 micro-ônibus. Com isso, 116 veículos terão sido renovados entre o ano passado e a conclusão do pacote previsto para 2026.

Todos os novos veículos contam com tecnologia Euro 6, que reduz a emissão de poluentes. Também possuem ar-condicionado, entradas USB para carregamento de celulares, Wi-Fi, câmeras de monitoramento e plataforma de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A previsão é que os 53 veículos incluídos no atual processo de renovação sejam entregues ao longo dos próximos meses.


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky