domingo, 28 novembro 2021
InícioCulturaBlumenau realiza a Conferência Municipal de Cultura neste sábado

Blumenau realiza a Conferência Municipal de Cultura neste sábado

Encontro deste sábado discute políticas públicas culturais para a cidade, além de eleger os novos conselheiros.

Acontece durante todo o dia deste sábado, dia 5, a VIII Conferência Municipal de Cultura de Blumenau, que tem como tema a Consolidação das Políticas Públicas Setoriais. O evento foi aberto às 8h30, pelo presidente da Fundação Cultural, Sylvio Zimmermann Neto e pela presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Jacqueline Bürger. A Conferência vai até às 17h, no Auditório do Bloco J da FURB.

Para Sylvio Zimmermann Neto, a expectativa é de que a comunidade apresente durante todo o dia de hoje as demandas da área, para que possa ser criado um pacto que beneficie a cena cultural regional. A Conferência está dividida em dez setoriais e a ideia é, a partir disso, iniciar uma política para cada área: Artes Visuais, Design e Moda; Biblioteca, Literatura e Livro; Cinema e Vídeo; Comunicação e Formação em Cultura; Cultura Popular e Artesanato; Dança; Museus e Espaços de Memória; Música; Patrimônio Material e Imaterial; Teatro e Circo.

Pela manhã houve a Reunião das Setoriais e à tarde haverá eleição dos conselheiros, para que possa ser dada sequência à reunião das setoriais. Às 15h30 haverá Plenária para apresentação dos textos finais e dos eleitos por setorial. A promoção trata da consolidação das políticas públicas para o setor e é a primeira conferência setorial com foco na análise e consolidação das políticas públicas setoriais. Outro ponto importante é a eleição dos novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais que vão intermediar os anseios da comunidade nos próximos dois anos. A conferência é o foro adequado para a participação do cidadão que tem interesse nas políticas culturais do município. Qualquer pessoa pode participar.

O músico Sérgio Stein participa pela primeira vez da Conferência. Dono de uma escola de música que está completando 18 anos de atividades na cidade, ele disse que “sempre andou com as próprias pernas, mas que agora começa a repensar as direções que a área artística toma”. Ele pensa em ajudar e também em ser ajudado, uma troca de experiências viabilizada pela Conferência. Para Sérgio, Blumenau tem um potencial muito grande a ser explorado na área de música.

Mariana Girardi Barbosa Silva é coordenadora educativa do Museu Hering e integra o Conselho Municipal de Política Cultural. Ela ajudou a organizar a Conferência e acredita que discutir cada uma das áreas é importante para entender o todo. Ajudou a criar e também faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas Museológicas do Vale do Itajaí, que tem, entre outros objetivos, a meta de unir os 13 museus de Blumenau. E uma das iniciativas que está sendo apresentada na Conferência é a criação do Sistema Municipal de Museus, para viabilizar a captação de recursos, por exemplo.

via PMB | Texto: Marilí Martendal

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS