Blumenau participa de pesquisa do Ministério da Saúde sobre saúde bucal

Levantamento ocorrerá em ruas especificas dos bairros Badenfurt e Garcia.

Foto: Marcelo Martins

A cidade de Blumenau fará parte da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde. No mês de julho, uma equipe da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) iniciou um levantamento para uma amostragem das condições de saúde bucal da população. Em setembro, os servidores farão visitas em residências nos bairros Badenfurt e Garcia.

O levantamento epidemiológico vai se basear na coleta de dados socioeconômicos e avaliação da saúde bucal. Na análise, também serão verificados os agravos bucais como prevalência de cárie dentária, doença periodontal, problemas ortodônticos, além de necessidade e urgência de tratamento odontológico e de próteses dentárias.

O coordenador da Política Municipal de Saúde Bucal, Leonardo Rigo, explica a importância da pesquisa nacional. “A mostra tem um quantitativo de pessoas pré-estabelecidas pelo Ministério da Saúde que nós iremos buscar para entrevistar e avaliar. Esse novo levantamento vai balizar as ações do MS pelos próximos 10 anos e a participação de Blumenau permite receber recursos e investimentos nesta área para atender a nossa população”, afirma.

Na região do Badenfurt serão visitadas casas da Rua Philipp Bauler e transversais entre a Rua João Nuss e Cravo Branco. Já no Garcia, serão visitadas casas nas ruas Emma Freygang, Ascurra, Dom Daniel Hostim e Olinda. Por se tratar de uma amostragem, nem todas as casas serão visitadas. Durante a ação, os servidores da Semus estarão uniformizados e identificados com crachá contendo foto, nome e número da matrícula do servidor da Prefeitura.

Projeto SB Brasil

O SB Brasil é realizado no âmbito da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), mais conhecida como Brasil Sorridente, implementada pelo Ministério da Saúde, com o intuito de reorganizar e reorientar o modelo de atenção à saúde bucal, dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por João Vitor Korc, da SECOM/BNU