segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioGeralBlumenau mobilizada no combate contra o mosquito Aedes aegypti

Blumenau mobilizada no combate contra o mosquito Aedes aegypti

Foto: empresa Flyvision
Foto: empresa Flyvision

 

Entrevista e fotos no Parque Ramiro Ruediger: João Paulo Taumaturgo

Em Blumenau, como no resto do país, é o Dia D de mobilização para o combate ao mosquito Aedes aegypti . Por isso, entre às 8h e 17h deste sábado (13/02/16), estão sendo realizadas várias ações de conscientização e fiscalização. Foram escolhidos três bairros, pontos comerciais como shoppings e redes de supermercados, Parque Ramiro Ruediger, terminais de ônibus e até na Rua XV de Novembro.

 

Dia-D_Dengue_13-02-16_01

 

O dia D de combate ao mosquito transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya envolve aproximadamente 50 servidores da Secretaria Municipal de Saúde, 200 militares do 23° Batalhão de Infantaria de Blumenau, 100 servidores voluntários de secretarias e órgãos da prefeitura, além do do Jeep Club e Corpo de Bombeiros.

 

Dia-D_Dengue_13-02-16_03

 

Fomos ao Parque Ramiro Ruediger, onde encontramos do Diretor do Procon de Blumenau, Alexandre Pereira Caminha. “Nós estamos com o carro do Procon Móvel e toda equipe, além dos militares do 23º BI, além de outros voluntários. A abordagem é feita quando os frequentadores do parque saem, não interferindo nas atividades. Mas além daqui, também estamos indo nos supermercados próximos e feirinha. A receptividade das pessoas tem sido muito boa,  que ao pegarem o material de divulgação, param para avaliar o que podem mudar em suas casas”, comentou Caminha.

Como participante do governo, o diretor do Procon disse que foram delimitadas três regiões de Blumenau, para realizar uma varredura do mosquito. Caminha lembrou que a vigilância para combater o mosquito começa com coisas simples, como não jogar material que possam acumular água fora. Por exemplo tampinhas de garrafas, pneus, potes de margarina, etc …  Outro detalhe é tampar as caixas de água.

 

Dia-D_Dengue_13-02-16_02

 

Segundo a Secretaria de Vigilância Epidemiológica de Blumenau, nossa cidade tem 11 focos onde foram  identificadas larvas do mosquito. Já foram confirmados seis casos de dengue e um de febre chikungunya, todos de pessoas que viajaram para outros estados e acabaram infectados nesses locais. Nenhum deles foi aqui na cidade.

Por enquanto não foi confirmado nenhum caso de zika vírus, mas uma gestante ainda aguarda o resultado do exame. Das 43 notificações de dengue, 26 amostras já retornaram do laboratório estadual com resultado negativo e o restante ainda aguarda análise. Três suspeitas de chikungunya também estão esperando o resultado.

Em média, são recebidas 20 denúncias por dia e há dificuldade em acessoar alguns locais. Os agentes não podem entrar em casas ou terrenos particulares sem autorização do proprietário, a não ser que estejam abandonados e os donos não foram encontrados.

As próximas fotos foram feitas pelas equipes nos diferentes bairros visitados. Na primeira, está no Centro o prefeito Napoleão Bernardes, junto com a equipe que foi ao Ambulatório Geral Marilene Giacomet de Aguiar, no Bairro Asilo.

 

Dia-D_Dengue_13-02-16_09
Ambulatório Geral Marilene Giacomet de Aguiar, localizado na Rua Norberto Seara Heusi, bairro Asilo.

 

Dia-D_Dengue_13-02-16_07
Em frente ao Supermercado Angeloni, próximo a Praça da Fonte Luminosa, no Bairro Ribeirão Fresco.

 

Dia-D_Dengue_13-02-16_08

Dia-D_Dengue_13-02-16_05

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS