quarta-feira, 19 janeiro 2022
InícioGeralBlumenau já vacinou mais de 70% dos grupos prioritários contra Gripe A

Blumenau já vacinou mais de 70% dos grupos prioritários contra Gripe A

Foto: Eraldo Schnaider

 

O último sábado (30/5/16), foi Dia D Nacional da Campanha de Vacinação contra a gripe A nas unidades básicas de saúde e ambulatórios de Blumenau, que funcionaram das 8h às 17h. O movimento foi tranqüilo na maioria dos locais, diferente do primeiro sábado de vacinação na cidade, no dia 23 de abril, quando mais de 7 mil doses da vacina foram aplicadas.

Na última semana foram vacinados, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica do município, 68.288 pessoas, o que representa 72,75% da meta cumprida. Entre os grupos prioritários que mais vacinaram estão as pessoas acima de 60 anos e as puérperas, com 85% e 84%, respectivamente.

Para a gerente de vigilância epidemiológica de Blumenau, Ivonete dos Santos, ainda preocupa a quantidade de gestantes e trabalhadores da saúde que buscaram a imunização. “Das gestantes, apenas 50% foi fazer a vacina, bem como os trabalhadores da saúde e as crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, que também estão com a quantidade muito abaixo da meta. Quem faz parte desses grupos precisa procurar uma unidade de saúde para vacinar o quanto antes”, salienta a gerente. Das pessoas com comorbidades, ou seja, com doenças crônicas, mais de 22 mil já foram vacinadas.

Unidades de saúde estão sem vacinas para a gripe A

Depois de uma semana de campanha de vacinação, iniciada em 23 de abril na cidade, as unidades de saúde estão com dificuldades para continuar vacinando os grupos prioritários por falta de doses. Algumas unidades tiveram que encerrar a campanha mais cedo no sábado, dia 30, por falta de vacina.

As primeiras 49 mil doses enviadas pela Secretaria de Estado da Saúde chegaram no dia 20 de abril e dias depois Blumenau recebeu mais 15 mil vacinas, totalizando 60% do contabilizado para imunizar todo o grupo prioritário. A previsão é de que o próximo lote seja entregue amanhã, dia 03 de maio. A vacinação só deve voltar à normalidade nas 39 unidades de saúde e nos sete ambulatórios gerais na quarta-feira, dia 4. Para saber se a sua unidade está realizando a vacina nesses dias, a vigilância epidemiológica pede que as pessoas façam contato pelo telefone 3381-7900.

Por causa do desabastecimento, a partir de hoje, 02 de maio, os ambulatórios gerais não terão mais vacinação em horário estendido, até às 21h, e suas salas de vacina voltam a atender das 8h às 18h. Já para os ESFs é necessário consultar diretamente cada unidade para saber o horário de atendimento da sala de vacina. Os contatos dos ESFs podem ser encontrados aqui.

Por Marília Prado, da SECOM/Blumenau

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS