A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) de Blumenau segue emitindo carteirinhas de identificação para pessoas com fibromialgia e epilepsia. Desde o início do ano, foram entregues 553 documentos relacionados à fibromialgia e 59 à epilepsia.
O objetivo é facilitar o reconhecimento dessas condições de saúde e garantir prioridade de atendimento em repartições públicas, bancos e comércios da cidade. O pedido pode ser feito de forma simples, enviando a documentação necessária por e-mail (fibromialgia@blumenau.sc.gov.br ou carteiraepilepsia@blumenau.sc.gov.br) ou pelo WhatsApp da Central de Relacionamento do SUS, no número (47) 3381-6060.
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
O prazo para emissão é de até 20 dias, e quando o documento estiver pronto, a equipe da Semus entra em contato para a retirada, que deve ser feita na sede da secretaria, localizada na Rua 2 de Setembro, nº 2.624, sala 13, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h. A carteirinha precisa ser retirada em até 90 dias após a comunicação oficial.
Documentos exigidos para fibromialgia:
- Cópia de documento de identificação (RG ou CPF)
- Atestado médico com diagnóstico e CID M79.7
- Comprovante de residência
- Telefone para contato (preferencialmente com WhatsApp)
- Foto 3×4, entregue no ato da retirada da carteirinha
Documentos exigidos para epilepsia:
- Cópia de documento de identificação (RG ou CPF)
- Atestado médico com diagnóstico e CID G40
- Comprovante de residência
- Telefone para contato de emergência (preferencialmente com WhatsApp)
Com o documento em mãos, os pacientes passam a ter uma ferramenta oficial que reforça seus direitos e amplia o acesso a atendimentos prioritários no município.
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky





