Blumenau investe R$ 1,2 milhão para aproximar cursos, empregos e gestão pública

Parcerias com entidades de ensino e indústria querem preparar trabalhadores, capacitar servidores e fortalecer áreas estratégicas da cidade.

Foto: Michele Lamin / Prefeitura de Blumenau

Uma pessoa procura emprego, enquanto outra tenta mudar de profissão, mas também há quem precise de uma vaga melhor para aumentar a renda da família. Enquanto isso, empresas seguem em busca de trabalhadores qualificados. Foi pensando nessa conexão que a Prefeitura de Blumenau assinou, na manhã de quinta-feira (28/05/26), quatro convênios que somam R$ 1,2 milhão em investimentos para 2026.

As parcerias envolvem SENAI, SENAC, SESI, FIESC e FECOMÉRCIO. Embora os acordos tratem de temas diferentes, todos convergem para uma mesma ideia: desenvolver pessoas para fortalecer a economia local. Uma lógica que acompanha Blumenau desde a chegada dos imigrantes que transformaram pequenas oficinas, comércios e propriedades rurais em uma das regiões mais industrializadas de Santa Catarina.

O principal projeto é o Blumenau Qualifica, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) em parceria com instituições de ensino e empresas do município. Com investimento previsto de aproximadamente R$ 1 milhão, a plataforma entra em funcionamento em junho e promete conectar moradores a cursos alinhados às vagas que realmente existem na indústria, no comércio e nos serviços.

A iniciativa também será integrada ao sistema de empregabilidade do Sesi. Na prática, quem concluir uma formação terá um caminho mais direto para encontrar oportunidades no mercado de trabalho.

“Estamos conectando poder público, setor produtivo e instituições de ensino para criar oportunidades reais de qualificação e geração de emprego. Blumenau cresce quando investe em inovação e inteligência na gestão pública”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Walfredo Balistieri.

Foto: Michele Lamin / Prefeitura de Blumenau

Outro convênio busca preparar quem toma decisões dentro da administração municipal. Por meio do programa Blumenau Smart Cities, 15 servidores participarão do MBI Cidades Inteligentes neste ano. Em 2025, outros 22 já haviam recebido a formação. O investimento nesta etapa é de aproximadamente R$ 200 mil.

A proposta é ampliar o uso de dados, tecnologia e planejamento na gestão pública. São ações que normalmente acontecem longe dos olhos da população, mas que podem influenciar desde o atendimento em serviços públicos até a forma como a cidade planeja seu crescimento.

Na educação, a parceria com o Sesi vai capacitar cerca de 300 gestores da rede municipal por meio do programa Escola de Liderança para Gestores Escolares (Elige). A intenção é fortalecer a formação de quem coordena o funcionamento das escolas e acompanha o dia a dia de milhares de estudantes.

O esporte também foi incluído nos acordos. Um termo de comodato firmado com o Sesi Blumenau permitirá que equipamentos completos de academia, antes utilizados no Complexo Esportivo da entidade, passem a atender as equipes esportivas do município.

Durante a cerimônia, o prefeito Egidio Ferrari destacou a importância das parcerias. “Aqui cuidamos das pessoas com segurança, educação, qualidade de vida e desenvolvimento social e econômico. Parcerias como essas, que unem o setor privado ao olhar voltado para o crescimento da cidade, são gratificantes e muito bem-vindas.

O encontro reuniu ainda o presidente da FIESC, Gilberto Seleme, o vice-presidente regional da entidade, Ulrich Kuhn, além de representantes do Sesi, Senai, Senac, Fecomércio, sindicatos e empresas apoiadoras.

No fim das contas, os números dos convênios falam de algo bastante simples: preparar pessoas. Seja para encontrar o primeiro emprego, crescer na carreira, administrar melhor uma escola, representar a cidade no esporte ou planejar os próximos passos de Blumenau.


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky