sexta-feira, 24 setembro 2021
InícioGeralBlumenau intensifica vacinação contra a Gripe e Febre Amarela neste sábado (22/05)

Blumenau intensifica vacinação contra a Gripe e Febre Amarela neste sábado (22/05)

No dia 5 deste mês, foi registrada a morte de um homem de 39 anos por febre amarela na cidade que não estava vacinado.

No próximo sábado (22/05/21), a Prefeitura de Blumenau promoverá uma intensificação das vacinas contra a Gripe e Febre Amarela para ampliar a cobertura. No dia 5 deste mês, foi registrada a morte de um homem de 39 anos por febre amarela, a primeira na cidade em 2021.

Os Ambulatórios Gerais (AGs) estarão abertos das 8h às 17h, aplicando as doses mediante agendamento. A partir das 13h desta quarta-feira (19), os interessados podem agendar através do site da Prefeitura. Você também entrar em contato com sua unidade ESF para fazer o agendamento em um dos AGs, já que o telefone do Alô Saúde ficará disponível para demandas relacionadas à Covid-19.

No AG Fortaleza, apenas a vacina contra a Influenza será feita por questões sanitárias, já que a unidade está temporariamente alocada no Hospital Universitário da Furb, enquanto a sede está em reforma.

Público-alvo

A vacina de H1N1, contra a gripe, está liberada para crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); profissionais da saúde; idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas. Já a vacina contra a Febre Amarela é indicada para crianças de nove meses a pessoas de 59 anos.

As pessoas que foram vacinadas contra o Coronavírus devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a influenza. A mesma orientação vale para quem recebeu a vacina da gripe e vai se vacinar contra a Covid-19.

Etapas da vacinação contra a gripe:

Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; profissionais da saúde.

Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas;

Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Por João Vitor Korc [SECOM/SC]

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS