Você já viu algum animal atropelado na estrada ou ouviu falar de pássaros que morrem por causa de choques elétricos? Pois é. Esses casos, que muitas vezes passam despercebidos, agora fazem parte de um levantamento importante que está sendo feito em Blumenau. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), e a Furb estão somando forças para entender e reduzir esse tipo de ocorrência.
::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!
Desde julho, a secretaria tem recebido registros de atropelamentos e choques elétricos envolvendo animais silvestres. Qualquer pessoa pode colaborar enviando as informações pelo canal oficial da Semmas. Cada caso é analisado pela equipe técnica e incluído em um banco de dados que, junto com informações do Sistema de Atendimento de Animais Silvestres de Blumenau (Saasblu) e da Coleção Científica de Zoologia da Furb, vai ajudar a identificar os locais mais perigosos e as espécies mais afetadas.
Esses dados servirão de base para novas ações. A cada seis meses, pesquisadores e técnicos da prefeitura se reúnem para avaliar os números e planejar medidas como instalação de lombadas, sinalização, passagens de fauna e campanhas educativas. O primeiro balanço está previsto para agosto de 2026, quando será divulgado o resultado de um ano inteiro de registros e análises.
O projeto foi tema de um encontro nesta quarta-feira (29), que reuniu o secretário de Meio Ambiente, Robson Tomasoni, os professores da Furb Sérgio Luiz Althoff e Júlio Souza, o mestrando Ícaro William Valler e a equipe técnica da Semmas.
“Esse é um passo importante na consolidação de políticas públicas voltadas à proteção da fauna silvestre. Estamos transformando projetos em ações concretas e eficazes”, destacou Tomasoni.
Mais do que números, a iniciativa mostra que pequenas atitudes da população — como avisar quando encontra um animal ferido ou atropelado — ajudam a construir uma cidade mais consciente e amiga da natureza.
▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky
Entrevista com a Realeza da 41ª Oktoberfest de Blumenau três dias após serem escolhidas





