quinta-feira, 2 dezembro 2021
InícioGeralBlumenau inicia campanha para arrecadar doações que serão enviadas à Brumadinho (MG)

Blumenau inicia campanha para arrecadar doações que serão enviadas à Brumadinho (MG)

Foto: TV Globo

 

Sensibilizada com a tragédia que atingiu a cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, a Prefeitura de Blumenau inicia neste sábado (26/01/19), uma campanha de doação para os atingidos. Estão sendo arrecadados água potável, materiais de limpeza, itens de higiene pessoal e alimentos não perecíveis. Roupas não são a prioridade, caso sejam doadas serão guardadas em Blumenau.

As doações podem ser realizadas em três locais: no terceiro batalhão do Corpo de Bombeiros, em frente ao Terminal Proeb, em um ponto de coleta disponível na noite deste sábado na Vila Germânica, durante a Sommerfest, e no ginásio de esportes da Fundação Pró-família, a partir de segunda-feira (28), em horário comercial.

A campanha segue até na quarta-feira (30), e o montante de arrecadação será enviado à Minas Gerais na quinta-feira (31). “Nossa cidade já passou por diversas tragédias e sempre recebemos ajuda de diversas regiões do Brasil. Esse é o momento de retribuirmos e com certeza o blumenauense irá cooperar com aquela cidade”, reitera o prefeito.

 

Foto: Presidência da República

 

A mineradora divulgou, na manhã de hoje (26), uma lista com o nome de pessoas que não fizeram contato desde o rompimento da barragem. Mais de 400 pessoas, entre funcionários do quadro e terceirizados, integram o levantamento da mineradora.

Trinta e nove bombeiros trabalham neste momento em quatro pontos da região de Brumadinho, onde uma barragem de rejeitos da mineradora Vale se rompeu, na expectativa de encontrar sobreviventes da tragédia. De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Edgard Estevo da Silva, os locais incluem um ônibus e uma locomotiva já localizados, um prédio próximo ao restaurante da Vale e também a comunidade Parque das Cachoeiras.

Durante uma coletiva de imprensa, o comandante explicou que 14 aeronaves fazem o trabalho de busca e resgate de vítimas, incluindo helicópteros da Polícia Militar e da Polícia Civil de Minas Gerais e da Força Aérea Brasileira, além de uma aeronave cedida pelo estado do Rio de Janeiro. Até o momento, sete corpos foram resgatados, mas a corporação indicou que outros corpos – pelo menos dois – já foram localizados pelas equipes e devem ser recuperados assim que possível; totalizando portanto nove mortes até o momento.

Presidente Bolsonaro visita a região atingida

Após sobrevoar a região atingida pelos rejeitos de uma barragem da mineradora Vale que se rompeu em Brumadinho (MG), o presidente Jair Bolsonaro disse que vai trabalhar para atender às vítimas, cobrar pelos danos causados e evitar novas tragédias.

“Faremos o que estiver ao nosso alcance para atender as vítimas, minimizar danos, apurar os fatos, cobrar justiça e prevenir novas tragédias como a de Mariana e Brumadinho”, escreveu o presidente no Twitter. “Para o bem dos brasileiros e do meio ambiente.”

 

Foto: Isaac Nóbrega

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS