segunda-feira, 18 outubro 2021
InícioEventosBlumenau inicia a construção de plano integrado para combate às drogas

Blumenau inicia a construção de plano integrado para combate às drogas

 

Por Felipe Elias, com fotos de Rodrigo Quadros | PMB

Nesta quinta-feira (25/5/17), a Prefeitura de Blumenau anunciou o início do processo de formulação do Plano Municipal Interssetorial de Política sobre Drogas (Plamiped), que será composto por um conjunto de princípios, diretrizes, metas e objetivos para o enfrentamento às drogas no município. O documento articulará políticas públicas interssetoriais integradas nas áreas da educação, saúde, assistência social e segurança pública, coordenadas com outras ações federais e estaduais.

 

 

Ao assinar o decreto de criação de uma comissão permanente interssetorial sobre drogas, o prefeito Napoleão Bernardes ressaltou a importância do evento. “Trata-se de um momento histórico, pois o Plano permitirá a consolidação efetiva de ações estruturantes e coordenadas que poderão assegurar o combate à drogadição. Com a soma de esforços nas mais diversas áreas de atuação, os resultados acontecerão”.

 

 

O secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, destacou a necessidade de integração entre as pastas que atuam na área, para melhorar a efetividade das ações já realizadas em Blumenau. “O Plano sistematizará as ações que já são promovidas de maneira setorial, permitirá a identificação dos maiores problemas e auxiliará na melhor alocação dos investimentos. A partir dele, seremos exemplo para Santa Catarina e outros estados”.

 

 

Como princípio de gestão, o processo envolverá população e organizações representativas nas discussões e no acompanhamento das ações. A partir de sexta-feira (26), o cidadão poderá acessar diversas informações, como normativas e metodologia, e dar contribuições ao plano no endereço planos-municipais. Além disso, a participação também ocorrerá através de sete oficinas regionalizadas para debater o tema, ouvir opiniões, sugestões e pactuar propostas com a comunidade.

A elaboração será realizada entre as Secretarias de Defesa do Cidadão (Sedeci), responsável pela coordenação dos trabalhos, de Desenvolvimento Social (Semudes), de Promoção da Saúde (Semus) e de Educação (Semed). O processo também contará com a participação do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comen) e da Associação dos Consegs de Blumenau (A-Conseg). A conclusão está prevista para o final de novembro.

 

Cronograma das oficinas

JUNHO

Dia 7 – 19h30
Vila Formosa, Garcia, Valparaíso, Ribeirão Fresco, Progresso e Glória.
Local: CSU Garcia (Rua da Glória, 549 – Garcia).

Dia 13 – 19h30
Velha, Velha Central, Velha Grande, Passo Manso, Água Verde e Salto Weissbach.
Local: Colégio Hercílio Deeke (Rua José Reuter, 581 – Velha).

Dia 20 – 19h
Itoupavazinha, Itoupava Central e Vila Itoupava.
Local: SEST/SENAT (Rua Ricardo Georg, 777 – Itoupava Central).

Dia 27 – 19h
Fidélis, Fortaleza Alta, Fortaleza, Tribess, Itoupava Norte, Nova Esperança, Rua São João e Loteamento Santa Rita.
Local: Associação dos Moradores da Rua Francisco Vahldieck (Rua Soldado Luiz Bertolini, 142 – Fortaleza).

 

JULHO

Dia 7 – 19h15
Salto, Escola Agrícola, Itoupava Seca, Vila Nova, Victor Konder, Boa Vista, Centro, Bom Retiro, Jardim Blumenau e Ribeirão Fresco.
Local: EBM General Lúcio Esteves (Rua Benjamin Constant, 630 – Escola Agrícola).

Dia 13 – 19h30
Vorstadt, República Argentina, Rua Pedro Krauss Sênior e Ponta Aguda.
Local: Associação da Alumetal (Rua Leoberto Leal, 291 – Vorstadt).

Dia 26 – 19h
Badenfurt, Testo Salto e Salto do Norte.
Local: Associação de Moradores do Badenfurt (Rua Bernardino José de Oliveira, 616 – Badenfurt).

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS