terça-feira, 18 maio 2021
InícioBairrosCentroBlumenau: incêndio na vegetação mobiliza mais de 20 bombeiros em 12h de...

Blumenau: incêndio na vegetação mobiliza mais de 20 bombeiros em 12h de trabalho

 

 

À 00h15min desta terça-feira (11/10/18), foi apagado o último foco de incêndio. O combate ao fogo na vegetação no morro ao lado do Neumarkt Shopping, começou às 11h43min do dia anterior.

As primeiras labaredas foram vistas atrás do prédio onde existe uma estação de pré-embarque do transporte coletivo. Desde então começou uma guerra.

Primeiro para apagar o fogo com um vento que mudava toda hora de direção, mas amenizou no meio da tarde. Depois o calor de um começo de verão, que na vegetação seca e desidratada, comum nesta época do ano, funciona como combustível para alastrar o fogo. Também tem a fumaça, que além de dificultar a respiração e obriga o uso de equipamentos próprios, dificulta a visibilidade.

 

Foto: Soni Robinson Witte

 

Foi empregado um verdadeiro exército formado por mais de 20 bombeiros, vindos de Gaspar, Timbó e da Força Tarefa, inclusive os que estavam de folga em Blumenau. Foram usados dois caminhões tanques com água, que contaram com o reabastecimento dos caminhões pipas do Samae. Estima-se terem sido utilizados mais de 130 mil litros de água para combater as chamas.

 

 

Com a mata fechada e o terreno acidentado, foi solicitado o apoio do Arcanjo 03, mas estava em outra operação. Então veio o helicóptero Arcanjo 01 de Florianópolis, que não encontrou viabilidade técnica para participar da operação. Então o trabalho foi braçal, utilizando abafadores, batedores e equipe de solo.

 

 

Um drone do Corpo de Bombeiros ajudava na leitura aérea da situação, permitindo identificar focos de incêndio, orientar as equipes e viaturas sobre os melhores acessos, além de procurar mananciais de água, como foi o caso da represa da Cia Hering. Isso foi fundamental para o Arcanjo 03, que chegou no meio da tarde, e pode rapidamente abastecer o cesto de combate de incêndio, jogar sobre o fogo e voltar para buscar mais água.

Já eram 22h20min quando as equipes coordenadas pelo Capitão Felipe Damineli fizeram uma breve parada para descanso, alimentação e hidratação. Esse tipo de combate leva os bombeiros a exaustão, tão grande é o esforço.

As estatísticas mostram que boa parte desse tipo de incêndio é provocado pela ação humana. Nessa época do ano em especial, mais quente, com vegetação desidratada (seca), a tendência é de combustão muito rápida. Por isso os bombeiros pedem que as pessoas evitem queimadas e nem coloquem fogo no lixo.

 

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS