Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Blumenau ganha Centro de Referência Paralímpico em Santa Catarina

 

 

 

 

Blumenau foi escolhida para abrigar um dos 14 Centros de Referência Paralímpicos que o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) implantou pelo país. Realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura, Furb, Comitê Paralímpico Brasileiro e com o apoio da Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu), a abertura oficial do Centro está confirmada para próxima segunda-feira (3/02/20), às 15h30, no complexo esportivo, campus 1 da universidade.

Oferecendo a modalidade de atletismo, o Centro de Referência em Blumenau foi aprovado após apresentação de todos os indicadores solicitados pelo CPB, que incluem títulos mundiais e índices internacionais, como as medalhas conquistadas no mundial da Suíça pelo atleta José Alexandre Martins da Costa, no ano passado.

“O Comitê Paralímpico Brasileiro trabalha para o desporto paralímpico de uma forma muito ampla, melhorando a qualidade de vida da pessoa com deficiência em todo o Brasil. Os projetos contemplam desde a iniciação até o alto rendimento, atendendo uma faixa etária de oito a 40 anos em algumas modalidades. Até 2018 todos os projetos do CPB ficaram reduzidos ao Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na Cidade de São Paulo”, afirma o coordenador geral dos Centros de Referência do CPB, Ramon Pereira.

De acordo com o prefeito, Mário Hildebrandt, a implantação do Centro de Referência Paralímpico é fruto de um longo trabalho realizado pela Prefeitura de Blumenau e Furb. “A parceria entre a Prefeitura e a Furb no Paradesporto existe há nove anos e ficamos muito felizes em saber que conseguimos mais este selo de referência, que é a implantação do Centro em Blumenau. Por meio do Esporte transformamos vidas, damos esperanças de melhoria às famílias e, no caso do Paradesporto, temos o poder da tão sonhada inclusão”, destaca.

A abertura do Centro de Referência trará para a cidade a metodologia de trabalho que o comitê utiliza em todo o país, potencializando ainda mais o desempenho dos atletas em nível nacional e internacional. “Com a implantação do Centro, o comitê vai proporcionar a contratação de técnica e coordenação específicas para o atletismo, além de oferecer formação aos profissionais da área. Alguns cursos já estão confirmados para todos os professores da rede de ensino de Blumenau e região, não somente aqueles ligados ao paradesporto em 2020”, informa a Secretária.

O Coordenador Geral dos Centros de Referência do CPB enfatiza a qualidade do paradesporto da cidade. “Blumenau vem trabalhando para o paradesporto de modo exemplar, com participações em nossos principais eventos como o circuitos Caixa, Paralimpíadas Escolares, entre outros. Para o Comitê Paralimpico Brasileiro ter a cidade como um representante oficial das nossas ações é uma honra e esperamos estender esta cooperação com muitos projetos, sempre trabalhando para melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.”, afirma Pereira

Segundo a secretária de Educação, intenção é adaptar as demais modalidades do programa à metodologia utilizada no Comitê Brasileiro. Hoje, o paradesporto da cidade conta com 500 atletas, 11 modalidades e 32 professores. E, semanalmente, são realizados 700 atendimentos. Além disso, o Centro de Referência deve abrir espaço para a atuação e formação de profissionais como psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, bem como ativar outros projetos de pesquisa e extensão vinculados ao esporte. “É por estas razões que o comitê privilegia a implantação dos centros ligados às universidades”, explica Patrícia Lueders.

Única instituição indicada pelo comitê no Estado, o centro implantado na Furb terá abrangência regional e deverá receber também atletas de outras localidades de Santa Catarina. “A história da Universidade e seu contínuo apoio ao esporte certamente credenciam a Furb a representar Blumenau e Santa Catarina no Comitê Paralímpico Brasileiro. Ser um centro de referência nacional nos enche de orgulho e motiva ainda mais ao trabalho que, além do esporte, alcança também a inclusão social”, destaca a reitora Marcia Sardá Espindola.

A abertura oficial do Centro de Referência Paralímpico em Blumenau será realizada no complexo esportivo da FURB, na segunda-feira, 3 de fevereiro, às 15h30 com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, reitora, atletas e professores do programa.

Por Rafaella Fernandes Silveira [SECOM/BNU]

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

Top