Blumenau segue acelerando no empreendedorismo: só em outubro, 331 novas empresas foram abertas na cidade, totalizando 2.938 novos negócios em 2024. Segundo o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o saldo foi positivo em todos os meses do ano, reforçando o ritmo de expansão econômica.
Quando o assunto é emprego, os números também são animadores. Em outubro, foram criadas 325 novas vagas, com a indústria (137 contratações) e o setor de serviços (121 contratações) liderando os índices. No acumulado do ano, Blumenau já soma 6.407 empregos gerados, mantendo-se na sexta posição no ranking estadual de geração de vagas.
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), Valdecir Mengarda, destacou que o bom clima econômico está presente em Santa Catarina e cidade vem acompanhando esse crescimento.
Em outubro, SC criou 10.125 novas vagas de empregos formais, um crescimento de 0,39% no mês. O Brasil, por sua vez, abriu 132,7 mil vagas em outubro, registrando crescimento de 0,28%. Desta forma, o Estado demonstra um desempenho 40% acima da média nacional.
Os números são do Caged foram divulgados na quarta-feira (27), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Eles permitem monitorar o mercado de trabalho formal e ter maior compreensão sobre as tendências, oportunidades e desafios, tanto no âmbito da nação quanto dos estados.
Nos dez primeiros meses do ano, a economia catarinense acumula a abertura de 140.011 novos postos de emprego formal no ano. O volume é 48,3% acima do gerado no mesmo período do ano passado. Representa, também, o quinto melhor resultado entre os estados, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro.