Blumenau fortalece laços com a Alemanha com nova representação em fundação internacional

O secretário Sylvio Zimmermann assumiu assento no conselho da Fundação Blumenau-Niesel Stiftung, criada para promover intercâmbio acadêmico, científico e cultural entre Blumenau e a Alemanha.

Foto: FAU/Giulia Iannicelli

Fortalecer os laços entre Blumenau e a Alemanha vai muito além da tradição cultural. A conexão histórica entre as duas regiões tem se traduzido em novas oportunidades de conhecimento, pesquisa e cooperação internacional. Um exemplo recente dessa aproximação é a posse do secretário de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, Sylvio Zimmermann, como membro do conselho da Fundação Blumenau-Niesel Stiftung, em Erlangen, na Alemanha.

::: Siga OBlumenauense no WhatsApp ➡️ Clique aqui!

A instituição foi criada em 2023, a partir de uma doação de Jutta Blumenau-Niesel, bisneta do fundador do município, e tem como propósito estimular o intercâmbio acadêmico, científico e cultural entre Blumenau e a Alemanha. A Fundação é administrada pela Universidade Friedrich-Alexander Erlangen-Nuremberg (FAU), responsável pela gestão do fundo financeiro que apoia projetos de cooperação entre as duas regiões.

Foto: FAU/Giulia Iannicelli

O convite para que Zimmermann integrasse o conselho partiu do presidente da FAU, Dr. Joachim Hornegger, que também organizou uma recepção no prédio histórico da universidade, a Orangerie, para celebrar a nomeação. O evento contou com a presença de autoridades e convidados.

Durante a reunião do conselho, realizada em 31 de outubro, o secretário participou das tratativas para um convênio entre a FAU e a Universidade Regional de Blumenau (Furb), voltado à promoção de estudos e programas de intercâmbio acadêmico.

“Este é um passo importante para aproximar ainda mais Blumenau da Alemanha e abrir novas oportunidades de conhecimento e desenvolvimento para nossos estudantes, professores e pesquisadores”, afirmou Zimmermann.

Foto: FAU/Giulia Iannicelli

A agenda incluiu ainda uma visita institucional à Prefeitura de Erlangen, onde o secretário foi recebido por representantes do Legislativo e do setor de Relações Internacionais. O encontro contou também com a presença da doutora Irma de Melo-Reiners, diretora-executiva do BayLat (Centro Universitário da Baviera para a América Latina), instituição que promove intercâmbios e pesquisas científicas entre a Alemanha e outros países.

Conselho da Fundação Blumenau-Niesel Stiftung

  • Presidente do Conselho Curador: Dra. Irma de Melo-Reiners, diretora-executiva do BayLat.
  • Vice-presidente: Steffen Beuthan, representante vitalício dos fundadores.
  • Membro: Sylvio Zimmermann Neto, secretário de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau.
  • Membro: Sylk Schneider, curador e desenvolvedor de museus, Weimar (Turíngia).
  • Membro: Michael Sigmund, diretor regional e executivo da Siemens.

Com informações da Prefeitura de Blumenau


▶️🛜Siga nossas redes sociais: Youtube | Instagram | X (antigo Twitter) | Facebook | Threads | Bluesky


Entrevista com a Realeza da 41ª Oktoberfest de Blumenau três dias após serem escolhidas