quarta-feira, 22 setembro 2021
InícioEsporteBlumenau fatura 48 medalhas nos Parajasc

Blumenau fatura 48 medalhas nos Parajasc

Delegação blumenauense participou da competição estadual com mais de 50 paratletas.

O paradesporto de Blumenau (FMD / Semed / Apesblu / Abludef / Acevali) conquistou 48 medalhas na 10ª edição dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), realizados em Chapecó. A competição se encerrou no último sábado, dia 31 de maio, com os donos da casa erguendo o título. A delegação de Blumenau, que contou com aproximadamente 60 paratletas, finalizou o torneio estadual na 10ª posição, com 4 pontos.

De acordo com Giselle Margot Chirolli, coordenadora do paradesporto blumenauense, foram asseguradas 22 medalhas de ouro, 11 de prata e 15 de bronze. No segmento deficiente auditivo (DA), Blumenau ficou em 3º lugar, com quatro medalhas de outro, duas de prata e duas de bronze. Alan de Lima Alves foi um dos destaques, pois o paratleta conquistou a primeira medalha de Blumenau nos Parajasc. Na prova do salto em distância, Alan atingiu a marca de 4,85 metros e faturou o bronze.

Segundo Giselle, outros paratletas se destacaram, como Maeques Bruno da Silva Correa (baixa visão) e o cadeirante Orcini Vieira, que faturaram três medalhas de ouro cada. Pelo segundo ano consecutivo, o deficiente visual Airton Arnoldo continua sendo o paratleta mais rápido de Santa Catarina em sua categoria. Fernanda Vogt, por sua vez, é primeira paratleta a representar o paradesporto blumenauense na natação paralímpica na etapa regional Rio-Sul do Circuito Caixa Loterias de Atletismo, Halterofilismo e Natação. Nos Parajasc, ela faturou duas medalhas de ouro e uma de prata.

No segmento deficiente físico (DF), Blumenau ficou na 12ª colocação, com nove medalhas de ouro, quatro de prata e 10 de bronze. Na categoria deficiente intelectual (DI), o município do Vale do Itajaí concluiu o torneio em 6º lugar, com quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. Por fim, no segmento deficiente visual (DV), foram conquistadas cinco medalhas de ouro. Duas de prata e duas de bronze, o que deixou Blumenau na 5ª posição.

Parajasc

Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) 2014 conta com a participação de mais de 2 mil atletas com necessidades especiais. Conforme a organização do evento, 63 municípios catarinenses foram representados nas nove modalidades disputadas: atletismo, natação, handebol, bocha, xadrez, tênis, goalball, futebol de salão e ciclismo. Entre os competidores, estavam deficientes físicos, auditivos, intelectuais e visuais.

Os Jogos Abertos Paradesportivos é promovido pelo governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com apoio da Prefeitura Municipal de Chapecó. Além de ser uma competição, o evento permite a integração entre os paratletas, beneficiando a saúde física e mental de cada participante.

via PMB | Texto: Jhulian Pereira

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS