Blumenau estuda medidas para combater o avanço da Dengue

Foi reativada a Sala de Situação, responsável pelo planejamento e gerenciamento de ações com apoio de todas as secretarias municipais.

Foto: João Vitor Korc

Na manhã desta quinta-feira (7/04/22), o prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt reuniu os integrantes do colegiado, composto pelos secretários municipais e presidente do Samae, a fim de discutir ações integradas de combate ao mosquito Aedes Aegypti – transmissor da dengue, febre amarela, zika e chikungunya. O objetivo foi alinhar estratégias e anunciar novos passos para combater o avanço da doença na cidade.

Participaram da reunião representantes de todas as pastas, além de integrantes do 23º Batalhão de Infantaria, 3º batalhão do Corpo de Bombeiros Militar e integrantes do 10º Batalhão de Polícia Militar.

No encontro foi definida a reativação da Sala de Situação, responsável pelo planejamento e gerenciamento de ações de combate à dengue com apoio de todas as secretarias municipais. A primeira reunião já está agendada para às 14h na sala de reunião da Central de Controle Operacional (CCO).

Foto: João Vitor Korc

Além disso, o prefeito fez o anúncio da contratação de 50 novos agentes de endemias para ampliar os trabalhos de orientação e fiscalização, realizados diariamente nas ruas da cidade.

O prefeito Mário Hildebrandt destaca a necessidade do encontro. “Ainda estamos vivendo a pandemia de Covid-19 e estamos prestes a viver uma epidemia de dengue em Blumenau. O município tem se organizado e temos feito o possível para vencer mais esse desafio de saúde pública, mas a comunidade precisa entender que deve fazer sua parte também nesse processo. Segue dependendo de todos nós e apenas o município não será capaz de vencer essa batalha”.

Durante a apresentação, uma ação educativa junto às unidades de ensino municipais também foi apresentada, com a entrega de um folder para orientar as crianças sobre a importância de combater o mosquito. O município também vai promover um Dia D de combate ao Aedes Aegypti, que deve ocorrer no dia 23 de abril. Inicialmente os trabalhos serão pontuais, concentrados principalmente em regiões com mais incidência da doença.

Dengue em números

Até agora, Blumenau registra 1.980 focos do mosquito Aedes Aegypti. São 1.321 notificações. Destes, 293 são casos confirmados, sendo nove casos importados e 281 autóctones, ou seja, contraídos em Blumenau. Outros 874 casos são considerados suspeitos e aguardam resultado de exame.

Internações Dengue

Na quarta-feira (6), 16 moradores de Blumenau estavam internados em hospitais da cidade. Todos os pacientes estão em enfermaria e são considerados casos suspeitos de Dengue, aguardando resultado do exame laboratorial.

Fonte: Prefeitura de Blumenau