Blumenau e SC recebem o prêmio Destaques do Maio Amarelo em São Paulo

Maio-Amarelho_medalha_div_3-7-16_01

 

Mais uma vez, o estado de Santa Catarina se destaca nas mobilizações do Maio Amarelo pelo terceiro ano consecutivo. O sucesso do Movimento no estado se deve ao engajamento multissetorial: cidadãos, empresas, organizações, instituições, ONG’s e à imprensa, grande parceira, formadora de opinião e que não mediu esforços para divulgar todas as ações do Maio Amarelo em Blumenau e no estado. A cerimônia de reconhecimento e premiação dos Destaques do Maio Amarelo 2016, lotou o Teatro Vivo, em São Paulo, no Morumbi, no dia 30 de junho.

Maio-Amarelho_medalha_div_3-7-16_02Neste dia, o Observatório Nacional de Segurança Viária, idealizador do Maio Amarelo e coordenador nacional e internacional do Movimento lançou as 10 medidas para salvar vidas no trânsito. Os catarinenses e, sobretudo, blumenauenses, foram representados por meio da coordenação estadual do Maio Amarelo e embaixadora do Maio Amarelo em Santa Catarina, Márcia Pontes. “Essa premiação e reconhecimento é de todos os parceiros e realizadores do Maio Amarelo em nosso estado. É de cada um que não mediu esforços e que realizou algum tipo de ação em apoio ao Movimento”.

 

Márcia Pontes agradece publicamente pela confiança e credibilidade
Márcia Pontes agradece publicamente pela confiança e credibilidade

 

Neste Maio Amarelo 2016 foram mais de 3 mil mobilizações por todo o Brasil e mais de 100 mil notícias com referência ao Movimento, mostrando a força da imprensa na divulgação da mensagem que busca salvar vidas. Foram alcançadas 1 milhão e meio de pessoas só no Facebook, mais de 60 mil curtidas, 200 mil acessos ao site oficial do Maio Amarelo e mais de 2,5 mil adesões no Twibbon, um microsite onde os usuários podem apoiar a causa, marca ou organização de diversas maneiras.

Foram mais de 2 mil organismos e empresas públicas e privadas nacionais e internacionais que promoveram atividades voltadas à segurança no trânsito durante o Maio Amarelo. No cinema, os vídeos temáticos deste ano com foco na velocidade e uso do cinto de segurança também no banco de trás tiveram mais de 750 mil exibições nas redes Kinoplex e Topázio. Os vídeos educativos do Programa Observar tiveram mais de 60 mil visualizações. No mundo, 23 países já aderiram ao Maio Amarelo nos 5 continentes.

O Maio Amarelo nasceu na cidade de Indaiatuba (SP), em 2014, idealizado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em apoio à Década de Ação para a Segurança no Trânsito (2011-2020), instituída pela ONU, e delegado à toda a sociedade. “O Maio Amarelo não tem pai, não tem mãe. É de toda a sociedade”, reafirma com insistência o diretor-presidente do Observatório, José Aurélio Ramalho. “Hoje, o Maio Amarelo, um movimento que não tem ‘dono’, que é da sociedade, faz a diferença e engaja vários segmentos em prol da causa. Isso nos orgulha muito”, completa.

Estiveram presentes na cerimônia no Teatro Vivo os parceiros que fizeram a diferença nesta edição e tiveram o empenho destacado por meio do recebimento de medalhas e de troféus. E o leque dos que receberam foi amplo; variou desde grandes empresas e órgãos públicos, a associações da sociedade civil, jovens universitários e pessoas que, pelos mais variados motivos, se integraram à causa da paz no trânsito.

Dentre as presenças ilustres, estavam o piloto de testes e apresentador do programa Auto Esporte, da Rede Globo, Cesar Urnhani, que entregou algumas medalhas e troféus. O deputado federal Hugo Leal, criador da Lei Seca, também foi um dos homenageados.

 

Coordenadores estaduais do Maio Amarelo e time de observadores certificados
Coordenadores estaduais do Maio Amarelo e time de observadores certificados

 

Os coordenadores estaduais do Maio Amarelo e Observadores Certificados também tiveram a sua atuação reconhecida e receberam medalhas por suas atuações e engajamentos em seus territórios de abrangência. Márcia Pontes, por Santa Catarina e Observadora Certificada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária; além de representantes oficiais do Movimento nos estados do Amazonas, Goiás, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.

Emocionando os convidados, o representante do Maio Amarelo em Foz do Iguaçu (PR) – que levou o movimento para a Argentina e Paraguai – Gilberto Ivan dos Santos – lembrou a perda de seu filho, de 6 anos, em um acidente em 2010. “Desde então me dedico a não aceitar que mortes assim aconteçam e luto para que outra realidade no trânsito seja alcançada. Em memória de meu filho, trabalho pela redução das mortes nas vias”, disse.