sábado, 8 maio 2021
Início Clima Blumenau é o primeiro município do Estado a ter o Alertablu

Blumenau é o primeiro município do Estado a ter o Alertablu

Alerta Blu

A implantação do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos de Blumenau (Alertablu) na cidade avança mais uma etapa significativa e de importância vital à comunidade. A Prefeitura colocou no ar o site no endereço http://alertablu.cob.sc.gov.br e também um link de acesso na página principal da Prefeitura, no endereço www.blumenau.sc.gov.br. Entre outras novidades, as informações e os dados do site serão atualizados em tempo real, permitindo refletir ao máximo a situação no município.

Além das informações exclusivas de prevenção e previsão do tempo, o site do Alertablu integra também um conjunto de outras ferramentas encontradas na página da Prefeitura, como secretarias municipais, servidores, serviços da administração pública, além de um espaço direcionado à imprensa e que ainda está fase de ajustes. Segundo o diretor do Alertablu, César Luiz Darli, o site está passando por testes e a inserção de alguns dados serão concluídos nos próximos dias.

A página principal do site do Alertablu apresenta os dados de coleta das 17 estações pluviométricas e suas respectivas áreas de atuação, sendo que 13 estão em pleno funcionamento e outras quatro estão em fase final de implantação. Junto à laterial direita da página, é possível encontrar dados relativos ao nível do rio, condições de chuvas e possibilidade de escorregamentos. Além dos dados atuais referente ao dia de pesquisa, o link Dados Pluviométricos traz também informações sobre o dia anterior, mês anterior e as maiores chuvas ocorridas na cidade.

Outras informações significativas para o enfrentamento de desastres também são facilmente encontradas no site no link Barragens, com informações detalhadas de Ituporanga, José Boiteux e Taio, incluindo ainda o número de comportas abertas e fechadas, nível da água e a capacidade da barragem utilizada. O site Alertablu permite à população acesso a relação das ruas da cidade e suas respectivas cotas de enchente, além da lista completa com os locais de funcionamento dos 60 abrigos existentes no município.

Nível do rio

Com o objetivo de melhorar ainda mais o acesso as informações, o Alertablu traz a previsão do tempo detalhada, como a condição meteorológica, precipitação, além das temperaturas máxima e mínima. A Defesa Civil também se preocupou em disponibilizar na página a previsão do tempo para os próximos 15 dias, incluindo nota meteorológica com dados complementares.

O site do Alertablu integra uma das etapas globais de implantação do sistema de prevenção no município. Com um investimento previsto até 2017, no valor de R$ 7,105.646,95, Blumenau terá uma ampla rede de comunicação com estruturas modernas pra o enfrentamento de desastres. O sistema vai funcionar em tempo real com uma central permanente instalada na Prefeitura e profissionais qualificados para a prevenção e manutenção.

via PMB | Texto: Joni César

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS