terça-feira, 19 outubro 2021
InícioSaúdeCoronavírusBlumenau disponibiliza mais 1.200 doses para vacinação de trabalhadores da saúde

Blumenau disponibiliza mais 1.200 doses para vacinação de trabalhadores da saúde

O município já imunizou 5.481 pessoas.

Nesta segunda-feira (8/02/21), a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), disponibilizou mais 1.200 vagas de agendamento para vacina contra o Coronavírus para os trabalhadores da saúde. O município vai vacinar 600 profissionais na terça e outros 600 na quarta-feira. As equipes de vacinação atendem os agendamentos no Setor 1 do Parque Vila Germânica, das 8h às 19h.

No sábado e domingo (6 e 7), foram vacinadas 1.386 pessoas. As equipes registraram ainda 74 faltas, de pessoas que não compareceram no horário agendado. Essas pessoas poderão fazer o agendamento em outra oportunidade. Blumenau já imunizou 5.481 pessoas desde o inicio da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, do Ministério da Saúde.

Todos os trabalhadores de saúde, na hora de receber a vacina, devem comprovar vínculo empregatício na rede pública ou privada, por meio de documento pessoal com foto, folha de pagamento ou carteira do conselho de classe. A vacina também está sendo ofertada aos profissionais de educação física, que apresentarem a carteirinha do Conselho Regional de Educação Física (CREF/SC), assim como acontece durante a vacinação contra H1N1.

Além disso, o imunizante também está sendo ofertado para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde, fazendo estágio com vínculo em serviços de saúde. Estes deverão apresentar uma declaração emitida pelo serviço de saúde comprovando vínculo ativo. Gestantes de todos os grupos assistidos pela campanha de vacinação devem apresentar declação médica autorizando a aplicação da vacina.

Como agendar a vacina

O agendamento da vacina contra o Coronavírus pode ser feito no site da Prefeitura de Blumenau, pelo aplicativo Pronto Mobile e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2). Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento, automaticamente o sistema agenda o retorno para a segunda imunização, dentro do prazo adequado de retorno.

Quem pode agendar a vacina

– Todos os trabalhadores de saúde, independente da idade.

Quem são os trabalhadores de saúde

De acordo com o Informe Técnico Estadual da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19, trabalhadores de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância em saúde, ou seja, em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende os profissionais como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares, quanto os trabalhadores de apoio como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros.

Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como cuidadores de idosos, doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS