Blumenau conclui plano de conservação e recuperação da Mata Atlântica

 

 

 

 

Blumenau é a 5ª cidade do Médio Vale do Itajaí a concluir o seu plano de conservação e recuperação da Mata Atlântica (PMMA). Previsto na Lei nº. 11.428/2006 e regulamentado pelo Decreto nº. 6660/2008, o plano tem o objetivo de diagnosticar a situação do bioma Mata Atlântica em todo território municipal, se tornando um documento legal para o direcionamento das ações de crescimento voltadas para uma boa gestão ambiental.

A elaboração do plano, que iniciou em julho de 2018, dá sequência ao diagnóstico sócio ambiental, entregue pela cidade em 2017, e funcionará como um documento de pesquisa para a gestão ambiental territorial, direcionando ações para a conservação e recuperação da Mata Atlântica do município.

Priorizando o bioma da cidade e a qualidade de vida dos blumenauenses, que vivem em um município orgulhosamente intitulado como “Cidade Jardim” por suas belezas naturais, o plano aponta ações prioritárias e inclui diretrizes para a recuperação da vegetação nativa, educação ambiental, fiscalização, entre outros.

O plano, que foi desenvolvido pelo corpo técnico da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) com recursos próprios, aprovado pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (CMMA) e entregue ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), está disponível no site da Prefeitura Municipal de Blumenau e pode ser baixado clicando aqui.