Blumenau, a cidade das minipolêmicas

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Marca da Oktoberfest, que voltou à camisa do Metrô no quadrangular final do Catarinense, gerou polêmica na cidade. Foto: Divulgação CAM

Vivi 29, quase 30, dos meus 35 anos em Blumenau. Hoje, mesmo a distância, ainda acompanho o que se passa na aldeia. Por isso acho que tenho bagagem suficiente pra interpretar esse povo.

Blumenau é a cidade das minipolêmicas. Tudo é motivo para procurar pêlo em ovo. É tradição.

A última polêmica inútil é a divulgação da marca da Oktoberfest na camisa do Metropolitano, mediante pagamento de cota única de R$ 100 mil para exposição até julho (portanto, R$ 25 mil por mês). Quem é contra e quem é a favor, pra variar, beira a histeria nos argumentos.

A Oktoberfest, patrimônio da cidade e produto conhecido mundialmente, é administrada pela Vila Germânica, autarquia de orçamento independente e que capta parcerias na iniciativa privada. Portanto, faz o que bem entende com o seu dinheiro. Até podemos aqui debater se do ponto de vista da publicidade, é ou não é um bom investimento expor a marca na camisa do Metropolitano, e aí é a Vila que poderá apresentar essa conta lá adiante. Mas criticar, dizer que é desperdício de dinheiro público, desvio de prioridade (deveria investir em saúde, educação…), favorecimento e outras bobagens, é coisa de quem demonstra desconhecimento total do tema e nunca viu um orçamento pela frente. Verba de publicidade é para… publicidade! Usá-la para outra coisa, como por exemplo comprar remédio ou uniforme escolar para a criançada, isso sim denotaria erro grave.

Aí chegamos aos que pregam igualdade para todos, como se quem investe em propaganda devesse espalhar a justiça social pelo mundo. Claro que seria bem legal se outros esportes também recebessem uma verba dessas, estão sempre precisando. Mas aí eu pergunto: quantos fizeram de fato um projeto, consistente, com bom retorno de mídia ao investidor, e foram lá bater na porta em busca de apoio? Só reclamar e clamar por isonomia é muito pouco (e burrice, porque investimento é bem diferente de caridade). Quer dinheiro? Faça um bom projeto e vá a luta. A chance de conseguir é bem grande.

Mas, claro, temos a enorme disparidade entre a exposição do futebol e das outras modalidades na mídia. O Metropolitano está num momento de visibilidade enorme, nas finais do Estadual e com todos os seus jogos transmitidos pela TV (seja aberta ou PPV). Eu, se fosse empresário, acharia uma belíssima oportunidade de divulgar a minha marca.

Repito, acharia bem legal se a Vila Germânica divulgasse a marca da Oktoberfest em todas as modalidades que representam Blumenau. Mas não tenho direito de dizer a alguém que é dono do seu orçamento que ele deve fazer isso e não aquilo. Se tem R$ 100 mil de verba publicitária e optou por colocar tudo no futebol, direito legítimo e incontestável.

Por tudo isso, trata-se sim de mais uma polêmica inútil. Fica a dica de quem segue amando essa cidade, mesmo de longe: menos picuinha e mais união pelas coisas locais. Só faria a cidade crescer e não mais ficar parada no tempo discutindo o sexo dos anjos.

Por Rodrigo Braga
Publicado originalmente em blogbragarodrigo.wordpress.com