segunda-feira, 27 setembro 2021
InícioEsporteBlumenau busca bons resultados nas paralimpíadas escolares brasileiras

Blumenau busca bons resultados nas paralimpíadas escolares brasileiras

Oito atletas e três técnicos blumenauenses estão representando Santa Catarina nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras, que iniciaram ontem, dia 24, e seguem 30 de novembro, em São Paulo. A delegação participar das disputas nas modalidades de Atletismo, Natação, Tênis de Mesa e Futebol de Sete. As convocações para o evento nacional são fruto do excelente desempenho dos paratletas durante os Parajesc 2013, realizados em agosto, na cidade de Itajaí. O retorno da delegação blumenauense está previsto para sábado, às 13h30, com chegada na Vila Germânica.

Nesta edição dos jogos brasileiros, o número de paratletas de Blumenau convocados dobrou em relação ao ano passado. Para a coordenadora de paradesporto da Prefeitura de Blumenau, Giselle Margot Chirolli, o resultado é fruto do investimento e do trabalho realizado pela Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com a Fundação Municipal de Desportos e a Associação Paradesporto Escolar de Blumenau, no incentivo à prática paradesportiva.

Sobre as expectativas da delegação, Giselle afirma que estão todos muito entusiasmados com a oportunidade de representar o estado. “Trabalhamos muito para chegar até aqui, acredito que será uma experiência que vai além das quadras, pistas e campos. Será um momento de conhecimento que eles terão para sempre em suas vidas”, afirma a professora.

 

Em nível de rendimento, uma das promessas de bom desempenho é Airton Arnoldo, deficiente visual, que já tem um título de Campeão Brasileiro Escolar no salto em distância. Ele vai brigar para manter o título e, ainda, correr atrás do ouro nos 100m rasos, prova em que ele ficou com o bronze no ano passado, quando o primeiro lugar foi para o Distrito Federal.

Joalisson dos Santos, paratleta com paralisia cerebral, também tem boas expectativas para a competição. Estudante da Escola Básica Municipal Professora Norma Huber, o jovem foi convocado nas modalidades de Futebol de Sete e Tênis de Mesa e treina para garantir o ouro. Quem também marca presença no Futebol de Sete é Júlio César Batista Ramalho, goleiro da Seleção Brasileira que defendeu o país no Parapan-Americanos deste ano.

No naipe feminino, Suzana Nahirnei busca o bicampeonato no atletismo. Entre as iniciantes está Fernanda Vogt, com síndrome de down. A paratleta participa da competição na modalidade de natação. A coordenadora de paradesporto afirma que todos estão muito ansiosos, porém preparados para representar o estado e de garantir novas convocações. “É uma grande oportunidade de se engajar em um futuro no esporte paralímpico, pois os técnicos das seleções brasileiras de todas as modalidades estarão de olho na competição”, conclui Giselle.

 

Texto: Talita Catie | PMB

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS