Blumenau alcança a marca de 40% do esgoto tratado e avança no Ranking nacional de Saneamento

 

Por Samara Vieira

Blumenau avançou no Ranking do Saneamento 2017, divulgado na última semana pelo Instituto Trata Brasil. A cidade subiu nove posições desde o último levantamento anual e hoje ocupa o 65º lugar no ranking, que traça um diagnóstico dos principais indicadores de saneamento básico e o avanço dos 100 maiores municípios do Brasil. Em Santa Catarina, Blumenau está atrás de Florianópolis (49º) e na frente de Joinville (73º). O levantamento teve como base os números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2015, sendo que desde aquele ano o município manteve o ritmo das obras de implantação.

O avanço do município de Blumenau se deu principalmente após investimentos realizados no município pela Odebrecht Ambiental desde 2010, quando se instalou na cidade. Hoje, a cidade tem 40% do seu esgoto coletado e tratado. Em comparação ao ranking divulgado em 2012 (baseado em dados de 2010), a cidade ocupava a 94ª colocação, e já avançou então 29 posições.

 

 

Apesar de algumas cidades estarem evoluindo, como é o caso de Blumenau, de forma geral, o estudo mostra que o Brasil avançou pouco nos últimos anos. Hoje, são mais de 34 milhões de brasileiros sem acesso à água tratada, e com relação aos esgotos, esse indicador é ainda pior. Os dados apontam que somente metade da população do país conta com coleta de esgotos (50,3%), e apenas 42% dos esgotos do país são tratados.

Sobre o Ranking do Saneamento Básico

O Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades do país é publicado desde 2009 pelo Instituto Trata Brasil e sua metodologia atual foi desenvolvida pela GO Associados. Os dados utilizados são dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS – ano base 2015.